quarta-feira, 4 de abril de 2012

Arena projeta um novo bairro

 

<br /><b>Crédito: </b> Pedro Revillion

Crédito: Pedro Revillion

Um dos maiores empreendimentos privados do país, a construção do complexo da Arena do Grêmio está provocando uma mudança drástica na região, até então pouco considerada pelo mercado imobiliário de Porto Alegre. A pouco mais de oito meses da inauguração oficial, o estádio de futebol é responsável por elevar preços dos imóveis disponíveis e também por estimular novas construções. A região, que abrange os bairros Humaitá (onde ficará a Arena), Navegantes, São Geraldo e Anchieta, está mudando o seu perfil.


Na área de locação não é diferente. Dados da Auxiliadora Predial, uma das imobiliárias que atende à área, revelam que os preços chegaram a subir 100% nos últimos anos. Além disso, a intensa procura fez com que a disponibilidade de apartamentos e lojas reduzisse. Segundo o vice-presidente do Sindicato da Habitação (Secovi/RS), Gilberto Cabeda, a principal característica da região sempre foi de atividades comerciais, com fábricas e empresas. Porém, com a construção da Arena, as atenções voltaram-se para empreendimentos residenciais. Mas a disponibilidade de imóveis comerciais ainda é maior.

A pesquisa do mercado imobiliário desenvolvida pelo Secovi/RS nos primeiros meses de 2012 mostra que, unindo os bairros Humaitá, São Geraldo, Anchieta e Navegantes, há 120 imóveis comerciais disponíveis - o dobro dos residenciais, que ficaram em 59 unidades.

Mesmo assim, Cabeda ressalta que a tendência é de que esse cenário mude, levando-se em conta os empreendimentos residenciais que começaram a ser erguidos na região. "A cidade ficou sem espaço para crescer. Assim, aquela região, que era esquecida em função da falta de estrutura, tornou-se muito procurada pela construção da Arena e toda as melhorias provocadas pelo empreendimento", avalia.

Neste conjunto de bairros, a maior parte dos projetos em construção são de imóveis para todas as classes: baixa, alta e média.

O diretor da imobiliária RCC, Nilton Melo Amaral, ressalta que o anúncio da cidade como sede da Copa de 2014 e a construção da Arena fizeram com que os imóveis existentes tivessem uma valorização muito grande e a oportunidade de novas aquisições foi muito aproveitada por investidores, que vão buscar comercializá-las no futuro.

Para Amaral, a tendência é de que depois da inauguração do novo complexo esportivo do Grêmio e a conclusão de obras de infraestrutura no entorno, principalmente de mobilidade, fará com que os imóveis possam valer até três vezes o preço de 2008.

Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=187&Caderno=14&Noticia=409217

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.