quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Casca de arroz com aparência de madeira

resistente: à água, à maresia, a raios solares, a fungos e cupins<br /><b>Crédito: </b> mauRo schaefer
resistente: à água, à maresia, a raios solares, a fungos e cupins
Crédito: mauRo schaefer
 
 
Parece madeira, mas não é. Quantos produtos estão à venda nas lojas de artigos para a construção civil que imitam madeira? Muitos, principalmente os revestimentos cerâmicos para paredes e pisos. Agora, também está disponível no mercado um material de acabamento que apresenta uma aparência da madeira, mas é feito de casca de arroz. É o Newood, fabricado a partir da transformação de matérias-primas reaproveitáveis, naturais ou não, e de matérias recicláveis, como resíduos e fibras vegetais.

Ronald Zaffari Lora, da Lozani, empresa porto-alegrense que criou a novidade há um ano, garante que a principal fibra vegetal utilizada na sua composição é a casca de arroz, o que ajuda a tornar o produto impermeável e imune à ação de cupins e raios UV. Essas características o tornam ideal para áreas externas, como cobertura de decks de piscina, sacadas, churrasqueiras, garagem, playgrounds, pergolados, passarelas, entre outros locais. O produto não se danifica com a ação da água ou maresia.

"O Newood é um revestimento altamente resistente e ecologicamente correto. Uma das suas principais vantagens é a versatilidade, porque pode ser aplicado em diversas situações, e de forma fácil, através do sistema de encaixe ou com parafusos", explica Lora. Ele mostra que os clips utilizados para colocar o material ficam invisíveis, sem pregos aparentes ou cola, como os usados na madeira, o que deixa o acabamento final mais bonito. Sua aparência é suavemente áspera justamente para ser antiderrapante, o que o torna ideal para passarelas e ambientes molhados.

Segundo Lora, o Newood é resultado de estudo de engenheiros da empresa, que por um ano pesquisaram uma alternativa para substituir a madeira em áreas sujeitas a intempéries, para evitar o trabalho e os custos de manutenção, já que, geralmente, a madeira precisa ser repintada anualmente.

O objetivo do grupo era encontrar um revestimento com apelo ecológico que tivesse alta durabilidade. "O produto é semelhante à madeira, mas garanto que apresenta inúmeras vantagens em relação a ela", reafirma o comerciante. O Newood, compara ele, é mais leve e seguro; mais durável e resistente; não desgasta, estraga ou trinca; não se decompõe; é 100% reciclável, e, por isso, mais ecológico. A Lozani dá uma garantia de 5 anos ao comprador, no que se refere à resistência, ou seja, à durabilidade.

Analisando visualmente o material, nota-se a semelhança com a madeira, mas, ao tocá-lo, a percepção é de que se trata de um plástico altamente resistente, muito leve, com largura de 14 centímetros, comprimentos entre 3 e 5 metros, e uma espessura de 21 a 25 milímetros. E as "tábuas", se é que podem ser chamadas assim, são ocas. O Newood, acrescenta Lora, tem mais resistência à chuva do que outros revestimentos externos, absorvendo menos de 1% da água. Ele é indicado também como fachada, escadas, cercas e portões. São quatro opções de cores dentro da linha Amazon: noz, amêndoa, castanha e cacau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.