CLAUDIO FACHEL/PALÁCIO PIRATINI/JC
Secretário vistoriou a rodovia ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia
O secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Adão Villaverde, e o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marco Maia, sobrevoaram, na tarde desta sexta-feira (04), as obras de construção da BR-448 e prolongamento, em mais 17 km, que o Estado quer viabilizar junto ao Governo Federal. A extensão da BR-448, conhecida como Rodovia do Parque, até o entroncamento da ERS-240, em Portão, é uma das prioridades do Governo do Estado para desafogar a BR-116.
"É muito estratégico na nossa visão de Estado que a BR-448, que hoje vai até Sapucaia do Sul, seja prolongada em mais 17 quilômetros e, para isso, é fundamental que no ano que vem haja previsão orçamentária de cerca de R$ 10 milhões para a execução de estudos de viabilidade técnica e elaboração de projeto", disse Albuquerque ao ressaltar a união de esforços para garantir a obra.
Durante o sobrevoo, a comitiva pode identificar um pequeno aglomerado urbano na saída de Portão que, possivelmente terá que ser reassentado para construção do prolongamento. Beto ressaltou que "quando esteve no Estado, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, autorizou o DNIT a realizar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental e por isso é fundamental garantirmos recursos no Orçamento Geral da União de 2012 para que possamos elaborar o projeto da obra e definir o traçado de menor impacto".
O deputado Villaverde defendeu que a extensão da rodovia como forma de retirar metade do tráfego da BR-116. "Com a conexão até Portão, a BR-448 passaria a ser a via preferencial de escoamento de todo o transporte provindo da Serra Gaúcha, tanto em direção da Capital quanto para o Porto de Rio Grande".
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marco Maia, afirmou que irá reforçar ao ministro a importância do prolongamento da Rodovia do Parque e encaminhar ao relator do Orçamento Geral da União - 2012, deputado federal Arlindo Chinaglia, o pedido para que haja previsão de recursos em 2012 para execução do estudo e projeto. "Tornamos realidade três sonhos; a extensão do Trensurb até Novo Haburgo, a duplicação da RS-386, entre Lajeado e Tabaí, e a Rodovia do Parque. Quando falávamos nisto, há anos atrás, nos chamavam de utópicos, mas conseguimos. Tenho convicção que vamos ter êxito em mais esta empreitada", avaliou o deputado.
No aeroporto Salgada Filho, o presidente da Câmara dos Deputados recebeu um documento da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) chamando a atenção à importância da obra. Conforme o presidente da entidade, Heitor José Müller, a Rodovia da Serra solucionaria, em particular, o impasse existente na ligação de Novo Haburgo à BR-290 (freeway), que vem comprometendo o escoamento do tráfego para a Região Sul, Fronteira e Litoral do Estado. "A Serra gaúcha se constitui num dos polos econômicos mais importantes do Estado e estamos convictos de que a execução desta obra será um fator de competitividade importante para o Rio Grande do Sul", assinalou.
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