Depois de mais de 30 anos parado, por falta de financiamento, uma linha vem sendo implantada
Concebido como um símbolo do futuro, o aeromóvel ficou
relegado ao passado durante anos. Três décadas depois de o governo federal ter
interrompido o apoio ao projeto, o sistema de transporte inventado no Rio Grande
do Sul ganha novo fôlego graças a duas iniciativas que visam melhorar a
mobilidade urbana de Porto Alegre: a ligação entre a Estação Aeroporto do
Trensurb e o Aeroporto Salgado Filho e a possível criação de uma linha entre o
Centro e a zona Sul.
Enquanto a inauguração da primeira obra é aguardada para a metade deste ano, especialistas em trânsito questionam a possibilidade de execução do segundo projeto. O estudo de viabilidade técnica teve início em janeiro e deve ser concluído em 90 dias por técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Trensurb. Uma proposta de itinerário formulada pela EPTC contempla 9,3 quilômetros entre a Estação Rodoviária e o Jockey Club, no bairro Cristal, com um total de dez estações. Críticos ao projeto apontam que o traçado já estaria pré-definido, o que não justificaria o estudo de viabilidade. Mas, segundo o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, a proposta não é definitiva. "Foi avaliado um conceito visual, mas nunca divulgamos essas questões de localização de estações e traçado", afirma. Até porque, de acordo com ele, simulações estão sendo feitas considerando a utilização do sistema BRT e do metrô, que devem ser implantados nos próximos anos, o que dará uma dimensão mais precisa da demanda do trajeto Centro/zona Sul. Caso o estudo confirme a viabilidade do projeto, o veículo que irá transportar os passageiros será bem diferente do protótipo instalado na avenida Loureiro da Silva, feito com peças de ônibus adaptadas. A evolução do aeromóvel é um dos argumentos de quem defende esse tipo de transporte. "Tínhamos dificuldades operacionais que foram superadas. Hoje, é um sistema moderno e inovador", defende Cappellari. Ele ressalta que um único veículo pode transportar mais de 300 passageiros, o que o caracteriza como sistema de transporte de massa - e não apenas complementar. Iniciada em dezembro de 2011, a obra do aeromóvel do Aeroporto Salgado Filho está orçada em R$ 33 milhões. O trajeto possui 998 metros que serão percorridos em 90 segundos. A linha contará com duas estações de 660 metros quadrados e dois veículos: um com capacidade para 150 passageiros, outro para 300. A previsão é de que a obra seja concluída em julho de 2012. O projeto da zona Sul, por sua vez, não tem prazo para sair do papel. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.