Dos arquitetos e decoradores, eles já são bem conhecidos, mas certamente ainda são novidade para as pessoas que não trabalham no ramo. São os revestimentos chamados Uno Compacto, chinês, e o Silestone, espanhol, produtos com as mesmas características, mas de fabricantes diferentes. Essas pedras sintéticas são o que existe de mais moderno e prático para o uso em bancadas de cozinhas, banheiras, pias, cubas e tampos de móveis de áreas úmidas. São altamente resistentes a impactos e agentes químicos. E também os mais caros, se comparados com os tradicionais mármores e granitos, geralmente utilizados para este fim.
"Depende do tipo de granito, é claro, há alguns de alta qualidade que são bem caros", observa a especialista no assunto, Francilene Ribeiro, que trabalha na comercialização desse tipo de material há sete anos, à frente da Malmo Importadora de Mármores, que distribui o produto para toda a região Sul e com sede em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
O Uno Compacto e o Silestone são compostos de 93% de quartzo natural e cristal colorido e o restante de resina polímera e material de aglutinamento. O revestimento está disponível em todas as cores possíveis, tornando-o, assim, uma alternativa versátil na composição dos ambientes. Por ser um elemento fabricado, tem baixo coeficiente de absorção, o que o torna mais resistente a riscos e manchas. Como qualquer outro composto de quartzo, independentemente de fábrica ou procedência, não é indicado para a aplicação em áreas externas, devido ao fato de possuir resina na sua fórmula, o que o torna suscetível a sofrer alteração de cor, ou até mesmo amarelar, então, por esse aspecto, não pode ser exposto aos raios UV. São materiais de fácil manutenção, alta durabilidade e podem ser limpos com sapólios líquidos e esponja. Devem ser esfregados sem medo de riscos. "E por serem antiabsorventes, não sofrem danos por líquidos e sujeiras em geral, graxas e óleos", conclui a especialista.
O Silestone é patenteado pela indústria espanhola Cosentino, e é o único que possui dez anos de garantia e propriedades antibacteriostáticas devido à presença da tecnologia Microban, o que lhe garante a máxima higiene porque evita o aparecimento de bactérias, fungos e odores. Por isso é o mais indicado para áreas limpas, como hospitais e consultórios.
Cenilda Maurer de Campos, da Pedraria Mármores e Granitos, de Ivoti (RS), também revende outro produto originário de rocha industrializada à base de quartzo, o Eco Quartzo, importado da Itália pela Polimento Italiano, com sede em Cachoeiro do Itapemirim (ES). "O Silestone da Cosentino foi o primeiro, e ainda continua sendo o mais procurado e o mais caro. Depois surgiram os de outras procedências", observa Cenilda.
|
Este Blog tem por finalidade divulgar informações e imagens de Empreendimentos Residenciais e Comerciais sobretudo em Porto Alegre e Região Metropolitana. Orientar todos que buscam adquirir um imóvel, uma sala comercial, um consultório, uma clínica ou um terreno.
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Revestimentos resistentes a impactos e agentes químicos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.