O custo do aeromóvel é comprovadamente inferior ao de
outros tipos de transporte por trilhos, sustenta o diretor-presidente do
Trensurb, Humberto Kasper. Ele aponta os números: o Metrô de Porto Alegre, por
exemplo, vai custar R$ 2,4 bilhões com extensão de 14,8 quilômetros - o que
representa um custo de R$ 166 milhões por quilômetro. A construção do aeromóvel,
por sua vez, está orçada em US$ 20 milhões por quilômetro (em R$, cerca de 37
milhões), embora com uma capacidade menor de passageiros. Para um trajeto de dez
quilômetros, o custo total seria de aproximadamente R$ 370 milhões, seis vezes
menos do que o metrô. Para Kasper, o grande desafio é fazer com que esses
recursos sejam aplicados pela iniciativa privada. "Os investimentos necessários
têm viabilidade para serem pagos integralmente pela receita futura que vai ser
auferida pelo sistema no período de concessão de 25 ou 30 anos?", indaga. "Se
isso acontecer, há chance de ser implantada como concessão comum, com todo o
investimento privado", completa.
|
Este Blog tem por finalidade divulgar informações e imagens de Empreendimentos Residenciais e Comerciais sobretudo em Porto Alegre e Região Metropolitana. Orientar todos que buscam adquirir um imóvel, uma sala comercial, um consultório, uma clínica ou um terreno.
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Implantação teria um custo menor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.