segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Implantação teria um custo menor

 

O custo do aeromóvel é comprovadamente inferior ao de outros tipos de transporte por trilhos, sustenta o diretor-presidente do Trensurb, Humberto Kasper. Ele aponta os números: o Metrô de Porto Alegre, por exemplo, vai custar R$ 2,4 bilhões com extensão de 14,8 quilômetros - o que representa um custo de R$ 166 milhões por quilômetro. A construção do aeromóvel, por sua vez, está orçada em US$ 20 milhões por quilômetro (em R$, cerca de 37 milhões), embora com uma capacidade menor de passageiros. Para um trajeto de dez quilômetros, o custo total seria de aproximadamente R$ 370 milhões, seis vezes menos do que o metrô. Para Kasper, o grande desafio é fazer com que esses recursos sejam aplicados pela iniciativa privada. "Os investimentos necessários têm viabilidade para serem pagos integralmente pela receita futura que vai ser auferida pelo sistema no período de concessão de 25 ou 30 anos?", indaga. "Se isso acontecer, há chance de ser implantada como concessão comum, com todo o investimento privado", completa.


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