quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cais Mauá será nova conexão econômica e social, diz Tarso

Governo do Estado entregou área para execução de obra hoje

Pórtico de entrada do Cais do Porto terá iluminação especial à noite. Veja mais fotos do projeto
Crédito: Divulgação / CP

O governo do Estado liberou, nesta quarta-feira, a área para a execução do projeto de revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre. O ato marcou o fim de uma negociação de 10 meses, após um acordo com a União sobre o contrato firmado com o Consórcio Porto Cais Mauá do Brasil. Na cerimônia, o governador Tarso Genro disse que o empreendimento será uma nova conexão econômica e social. “Além dos ganhos culturais e de intercâmbio, esse projeto representa um investimento de R$ 570 milhões e que vai facilitar a ligação da Capital com o mundo”, afirmou.

Depois do ato de concessão da área, o início das obras está previsto para o final do primeiro semestre de 2012, quando a empresa já deverá ter recebido as liberações ambientais e urbanísticas do empreendimento. A estimativa é de que os armazéns deverão começar a funcionar em 2014, já com bares, livrarias e restaurantes, por exemplo. A conclusão, porém, ocorrerá somente em 2016.


Próximo à rodoviária será erquido três torres de quase 30 andares | Foto: Divulgação / CP

A revitalização compreende o trecho que liga a Usina do Gasômetro até a Estação Rodoviária. O tempo de concessão será de 25 anos. A revitalização da área seguirá o modelo utilizado no Porto de Barcelona, na Espanha; e no Puerto Madero, em Buenos Aires, na Argentina.

O diretor-presidente da concessionária Porto Cais Mauá do Brasil, Mário Freitas, contou nesta manhã à Rádio Guaíba que o muro de contenção na avenida Mauá deverá ser mantido, porém, com uma cascata infinita sobre ele. "Isso vai trazer a água mais para perto da população", explicou. Além disso, nas proximidades da Usina do Gasômetro, a avenida Mauá será rebaixada e a praça Brigadeiro Sampaio passará por cima da via até o Guaíba.

Como um armazém tem aproximadamente 2 mil metros quadrados, segundo o diretor-presidente da concessionária, o espaço pode ser dividido, por exemplo, em quatro restaurantes. “Mas isso vai ser definido de acordo com o interesse dos empreendedores.” No local, serão construídas três torres de quase 30 andares e um shopping center.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.