quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Canoas vai ganhar Parque de Inovação

Projeto vai gerar 30 mil postos de trabalho e instalação de cem empresas

Jorge (E) e Lerner fizeram proposta para a região da Fazenda Guajuviras<br /><b>Crédito: </b> ireno jardim / prefeitura de canoas / cp
Jorge (E) e Lerner fizeram proposta para a região da Fazenda Guajuviras
Crédito: ireno jardim / prefeitura de canoas / cp

O urbanista e arquiteto Jaime Lerner esteve ontem no lançamento do Parque Canoas de Inovação (PCI). Durante reunião-almoço na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICs), Lerner e o prefeito Jairo Jorge apresentaram o projeto proposto para a região da Fazenda Guajuviras, onde será implantado o PCI.

Jairo Jorge afirmou que o PCI será um divisor de águas pela sua concepção e gerará mais de 30 mil postos de trabalho e a instalação de cem empresas na região. "Este é um projeto que a cidade sonha há muito tempo e que agora damos início e que compatibiliza sustentabilidade e desenvolvimento", disse o prefeito. Lerner destacou o ineditismo da proposta, que se baseia em eixos como a geração de empregos, inovação, condições para o desenvolvimento e preservação ambiental. "Canoas é uma cidade estratégica, pois possui eixos viários, condição para a mobilidade e um projeto que integra a proteção ao meio ambiente", ressaltou o arquiteto.

A área total do parque é de 500 hectares, potencial construtivo suficiente para sediar diversas empresas de grande porte. A instalação total do PCI é um projeto de 10 anos, mas que, segundo o prefeito, "pretende-se consolidar em 5 anos".

O parque contemplará a instalação de empresas que vão desde o setor metalmecânico, serviço, logística, tecnologia da informação e desenvolvimento. Entre as propostas está a criação de um jardim botânico na área de preservação, além do parque de empreendedorismo e a chamada alameda de inovação.

O primeiro passo para a concretização do PCI foi dado ontem com a assinatura do protocolo de intenções entre a prefeitura, Ulbra, Uniritter, Unilasalle e IFET/Canoas para a criação do Instituto Canoas de Inovação. Será o primeiro prédio que ocupará o chamado Marco Zero do PCI. A previsão de conclusão é final de 2012 e servirá de sede de escritórios de gestão das universidades e entidades parceiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.