terça-feira, 15 de novembro de 2011

Terminal terá área de estacionamento

Novo Hamburgo


 


Quarteirão onde será construído o complexo está situado na área central da cidade do Vale do Sinos<br /><b>Crédito: </b> FELIPE DE OLIVEIRA / ESPECIAL / cp
Quarteirão onde será construído o complexo está situado na área central da cidade do Vale do Sinos
Crédito: FELIPE DE OLIVEIRA / ESPECIAL / cp
 
Termo de cooperação entre a prefeitura e Trensurb já foi assinado.

A conclusão da expansão da Linha 1 da Trensurb, em setembro de 2012, pode resolver dois problemas de mobilidade em Novo Hamburgo: o transporte coletivo e o trânsito no Centro. A prefeitura e a direção da empresa metroviária assinaram, na semana passada, termo de cooperação para a implantação de um terminal multimodal ao lado da Estação Novo Hamburgo, a última das quatro que estão em construção na cidade.

O complexo ocupará um quarteirão e concentrará os itinerários dos ônibus municipais, interligados ao trem. "Isso melhorará o fluxo de veículos e as pessoas terão mais espaços para caminhar e andar de bicicleta", diz o prefeito Tarcísio Zimmermann. Também é projetado um estacionamento para que os motoristas deixem os veículos enquanto utilizam o trem. "Estamos definindo uma parceria para atender a todas as demandas de integração do transporte coletivo municipal", afirma o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper.

Uma comissão será formada, em 30 dias, para acompanhar os trabalhos. A empresa fica responsável pelo terminal, na quadra ao lado do Bourbon Shopping, entre as ruas Marcílio Dias, Imperatriz Leopoldina, Cinco de Abril e a avenida Nações Unidas, por onde passa os trilhos. Já o município se responsabiliza pelos serviços que serão oferecidos. Ocupam a área lojas de uma rede de lanchonetes e de uma marca de calçados, uma agência bancária, um posto de combustíveis e outros estabelecimentos menores. As desapropriações foram autorizadas em agosto pela presidente Dilma Rousseff. Só ficará no local um edifício residencial.

A estimativa é de que, com a integração, pelo menos 30 mil passageiros sejam incluídos ao sistema diariamente, o que impõe o debate sobre a aquisição de mais trens. Hoje, 25 estão em funcionamento. O prefeito acredita que, até a conclusão da obra de expansão, o problema será resolvido. "Ninguém constrói uma linha desse valor para não ter trem", diz. A primeira estação hamburguense, no bairro Santo Afonso, começa a ter viagens pré-operacionais no mês que vem.

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