domingo, 20 de novembro de 2011

Navegação foi forte até os anos 1960

 

Nos anos 1950, o caminho de Porto Alegre a São Leopoldo permaneceu valoroso. Entre 1963 e 1964, viajantes navegavam 6 horas para participar dos festivais de música alemã. "Somente em 1874, com a inauguração da Ferrovia Porto Alegre/São Leopoldo, a primeira do Estado, ocorreria o primeiro impacto sobre o modelo de transporte hidroviário. Mesmo assim, a navegação sobreviveu. Só que os barcos passaram a ter um papel mais importante para o lazer", assinala a professora da Unisinos Eloisa Capovilla da Luz Ramos.

Ela acredita que os dias de glória da hidrovia, contudo, se encerraram no início dos anos 60, após a construção da BR 116 e a consolidação das indústrias petrolífera e automobilística no país. Diante da perspectiva de ativação hidroviária, Eloisa é cautelosa: "Está um pouco cedo para falar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.