quarta-feira, 11 de julho de 2012

Criatividade e tendências no design de interiores



SOFISTICAÇÃO: móveis em madeira natural em tom castanho, e tecidos beges e crus
Crédito: PAULO NUNES
A empresária Carla Haag chamou renomados arquitetos gaúchos para criarem ambientes na sua loja de design de interiores, que existe há três anos na Quintino Bocaiúva, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. "Convidei-os para montarem o novo showroom da L''affair. Além desta valiosa contribuição, realizei várias pesquisas de tendências em decoração e trouxe muitas peças novas e originais para apresentar a eles e aos meus clientes. A ideia é lançar um novo conceito, evidenciando o design nacional, objetos exclusivos, estampas personalizadas, enfim, um serviço diferenciado no mercado", comenta ela.

Carla salienta que nessa nova etapa passa a trabalhar com importantes nomes do cenário criativo brasileiro, pois firmou parcerias exclusivas com alguns artistas. Entre os jovens designers, escolheu Sérgio J. Matos, da Paraíba, Ricardo Rodrigues, Flávia Antoniolli, Nicole Tomazi, Marcelo Ligieri e a equipe da Mundo Arte Global, entre outros. Esta empresa produtora de arte, conta Carla, produz um mobiliário bastante exclusivo, com bancos e poltronas customizados, "algo bem bonito e diferente", diz ela.

Os ambientes foram assinados por cinco profissionais de arquitetura e design de interiores que construíram distintos projetos, preparados especialmente para exaltar a nova linha de móveis e objetos decorativos da loja.

Na entrada, amplas salas de jantar e estar da arquiteta Betina Gomes, em tons claros, utilizando muito a cor marfim. Chama a atenção uma belíssima mesa feita toda em vidro branco, da empresa gaúcha Tok Glass, de Gravataí, e um móvel de gavetas, pequeno, em estilo retrô, com pés palito, em laca branca. Ela conta que se inspirou na peça gráfica feita em tecido pelo artista Roberto Pujol. "Por isso, abusei das cores claras, justamente para enaltecer o trabalho dele." Nas laterais dos espaços, amplos painéis cobertos com tecido em tons pastéis de Pujol. "Ele se inspirou na última coleção da italiana Missoni", informou Betina, que atua há dez anos no mercado, comentando que hoje a moda e a arquitetura de interiores estão muito conectadas.

Inspiradas em criar um ambiente moderno e sofisticado, as arquitetas Letícia Sá e Joana Feijó utilizaram uma base neutra com móveis em madeira natural em tom castanho. Os tecidos beges e crus, um linhão com textura leve, completam a composição atemporal sofisticada. O ar moderno apresenta-se pelo uso da mistura quente e vibrante do rosa e do laranja, "cores flúor", explica Letícia, com estampas exclusivas das almofadas em tecido brilhante.

Letícia e Joana também projetaram um living, com dois amplos e confortáveis sofás, cada um deles com 3 metros e 25cm, e uma sala de jantar, com uma mesa oval enorme, toda em vidro bege e suporte em laca alto brilho da mesma cor. "Usamos uma base neutra no ambiente e jogamos muitas almofadas e detalhes coloridos. Assim, quando o morador quiser mudar um pouco o ambiente, ele pode simplesmente trocar o revestimento dos acessórios", comenta Letícia.

Já o espaço do arquiteto Rafael Kroth Paim foi pensado para expor da melhor forma os mobiliários da loja. Foi dividido em três setores: office, estar e jantar. O projeto buscou fazer uma mistura de estilo nos mobiliários, utilizando sofás clássicos misturados a cadeira e mesas de apoio contemporâneas. "Para esse lançamento foi desenvolvido um jogo de estampas que remetem à tendência Ikat (técnica de tecelagem com fios, nós e tingimento) para os estofados e almofadas", conta Carla, informando que os tecidos são fabricados por uma empresa da família.


Por último, no mezanino da L''Affair, o espaço projetado pelo arquiteto Ivan Andrade, onde ele brinca com o clássico e o atualizado, utilizando tecidos de cores neutras. O profissional enfatizou o mobiliário com peças de distintos tons em laca. Sua inspiração foi criar um espaço clássico permanente, que também remeta ao moderno e ao atual. Destaque para as charmosas poltronas namoradeiras, que combinam com o nome da loja...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.