quarta-feira, 11 de julho de 2012

Projeto visa à compensação ambiental



estruturas: marina para esportes náuticos, trapiches para pedestres e garagem para jet skis e barcos<br /><b>Crédito: </b> pedro revillion
estruturas: marina para esportes náuticos, trapiches para pedestres e garagem para jet skis e barcos
Crédito: pedro revillion
Eldorado do Sul está completando 24 anos de emancipação política e administrativa e vive um momento de expansão e desenvolvimento. Localizado a 12 quilômetros da capital gaúcha, o município tem atraído diversos investimentos na área de habitação e vem se constituindo em um polo para instalação de empresas de vários segmentos. Eldorado do Sul está localizado na região Carbonífera e apresenta como municípios limítrofes ao Norte, Charqueadas; ao Oeste, Arroio dos Ratos; ao Sul, Guaíba; e ao Leste, Porto Alegre.

Entretanto, a administração da cidade tem negociado com as empresas diversas formas de compensação ao meio ambiente. "Negociamos como contrapartida o tratamento de esgoto. Desta forma, são construídas redes de tratamento beneficiando bairros do município que ainda não eram contemplados com esse serviço essencial", destacou o prefeito de Eldorado, Ernani de Freitas Gonçalves, referindo-se a dois grandes empreendimentos habitacionais da cidade.

Um deles é um condomínio fechado com 90 lotes, marina própria para esportes náuticos, acesso ao Guaíba, trapiches para pedestres (contemplativo e para pescaria), garagem para jet skis e barcos, trator para levar e trazer jet skis e barcos, além de segurança 24 horas. Para as atividades de lazer foi criado o Club Rio, com uma completa infraestrutura, wallness center, sofisticadas salas de sauna, relax e massagem. Este empreendimento é o primeiro condomínio de Porto Alegre com lagos internos povoado por peixes do Guaíba e carpas coloridas. Segundo o engenheiro da empresa responsável, Carlos Pacheco, o condomínio está localizado no limite da área de preservação e foi todo projetado visando à compensação ambiental da área ocupada.

O segundo empreendimento é um pouco maior: a área total é de 718 mil metros quadrados, com 305 lotes de, no mínimo, 600 metros quadrados. São 8,5 quilômetros de canais navegáveis, sendo 2,5 quilômetros internos de uso exclusivo do condomínio, com largura de até 50 metros, calado (medida do casco mergulhado na água) mínimo de 2 metros para barcos, lanchas e veleiros de até 55 pés. Na área de lazer existe uma praia artificial com 110 metros de comprimento e piscina de 1,1 mil metro quadrado com fundo de areia e borda debruçada no Guaíba.

Este empreendimento deixará 235 mil metros quadrados de área para preservação permanente, conta com 22,5 mil metros quadrados de praças no seu interior e 4 quilômetros de ruas, sendo que todas as redes, incluindo a elétrica, serão subterrâneas. A infraestrutura indoor contará com brinquedoteca, salão de jogos, lounge com bar, restaurante, sauna seca e úmida, spa, piscina coberta com raia semiolímpica, boate, salão de festas, fitness, área de ginástica, estética, office e loja de conveniência. Enquanto a área outdoor terá quadras de tênis cobertas e aberta, padle, cancha de futebol e poliesportiva, pista de skate, bocha, quiosques para churrasco e salão de festas infantil. Playgrounds estarão espalhados pelas praças do empreendimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.