quarta-feira, 18 de julho de 2012

Formas plásticas garantem agilidade e aproveitamento Formas plásticas garantem agilidade e aproveitamento

 

MÃO DE OBRA: sem exigência de trabalhador especializado, sistema é de fácil aplicação e torna-se mais econômico, além de não gerar resíduos. Peças quebradas podem ser reutilizadas
Crédito: METRO MODULAR / DIVULGAÇÃO / CP


De acordo com o gerente de planejamento da Metro Modular Edenilson Rivabene a mesma forma pode ser utilizada na construção de uma ou outra parede, ou de uma casa ao lado. É por isto que o sistema permite a construção em grande escala. "Como as formas são produzidas com resinas plásticas, elas podem ser utilizadas inúmeras vezes em outras construções, adequando-se a diferentes projetos, tendo suas dimensões alteradas e moduladas para qualquer medida", explica Rivabene. A rapidez do processo é outra vantagem, porque, enquanto uma equipe trabalha nas paredes, uma outra turma está cuidando do telhado, do forro, do piso, da pintura, enfim, do acabamento, o que garante a agilidade na montagem da construção.

O aspecto econômico da utilização deste sistema fica por conta da não exigência de mão de obra especializada. Cada obra tem um mestre e responsável, a pessoa que vai conferir o nivelamento de esquadrias, instalações elétricas, hidráulica, fazer as conferências. "Fora este profissional, a equipe é composta por ajudantes, pessoas devidamente treinadas, mas que não necessitam de conhecimento de obra", destaca Rivabene. Conforme ele, em Pelotas, por exemplo, pessoas da comunidade e muitas mulheres, se apresentaram para o trabalho. "É também uma função social, são pessoas que necessitam aumentar a renda familiar, que estão desempregadas e que encontram ali a possibilidade de um ganho a mais", salienta o gerente de planejamento.

A utilização deste sistema garante ainda uma obra limpa, sem resíduos ou os tradicionais entulhos que estamos acostumados a ver. "As formas são preenchidas por um caminhão de concreto em sua exata medida. Ou seja, não existem resíduos nesse processo", explica o gerente da Metro. Então, as tradicionais caçambas com entulhos, cerâmicas, restos de material, comuns nas obras tradicionais, não são necessárias quando utilizado o sistema de formas plásticas. "Também não descartamos nada. Peças que por ventura se quebram, são imediatamente reaproveitadas. Não existe nada de lixo", complementa.

O sistema desenvolvido pela Metro Modular é fornecido por meio de locação ou venda. A empresa interessada envia o projeto para a Metro Modular e após a negociação a forma é modulada de acordo com a preferência do cliente. A opção de locação permite que o sistema seja utilizado por pequenos investidores que pretendem executar a partir de quatro casas. Existe uma grande procura em todo o país, e o Rio Grande do Sul também vem aumentando a procura pelo sistema. "Tivemos grande demanda em Pernambuco, logo após as enchentes, quando uma grande quantidade de pessoas ficou sem casa e sem emprego. Nosso sistema permite a construção de vários prédios em pouco tempo", reforça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.