quinta-feira, 26 de julho de 2012

Maior endividamento das famílias está relacionado ao aumento do crédito imobiliário



Agência Brasil


O aumento do endividamento das famílias é devido "em boa parte à expansão dos financiamentos habitacionais", avaliou hoje (26) o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel.

De acordo com Maciel, em janeiro de 2009, o volume total das dívidas das famílias em relação a um ano de renda correspondia a 32,15%. Em abril deste ano, o percentual ficou em 43,3%. Ao ser retirado desse cálculo, o endividamento das famílias com o financiamento habitacional passou de 27,2%, em janeiro de 2009, para 31,2%, em abril de 2012.

"Isso é uma evidência de que grande parte do crescimento do endividamento decorre da expansão do crédito imobiliário que é algo positivo. As famílias estão constituindo patrimônio, tendo melhoria de qualidade de vida", destacou Maciel.

Maciel argumentou ainda que a expansão do crédito no país vem acompanhada do crescimento da renda das famílias. "Tem um aumento expressivo de emprego e também melhoria de salários. O crédito cresceu porque a capacidade de pagamento das famílias permitiu isso", acrescentou.
De acordo com Maciel, o comprometimento da renda mensal das famílias com o pagamento de dívidas com o sistema financeiro "tem mostrado estabilidade desde o primeiro semestre do ano passado". Em janeiro de 2010, o percentual era 19,7%. No mesmo mês do ano passado, chegou a 19,8% e subiu para cerca de 22% em agosto do ano passado. Em abril de 2012, esse percentual ficou em 22,1%.

A redução no valor que as pessoas precisam desembolsar, por mês, para pagar as dívidas ocorre porque os prazos para pagamento estão maiores, influência do crescimento do financiamento habitacional. Com os prazos maiores, as parcelas dos financiamentos também ficam menores. Outro fator, continuou Maciel, para a diminuição do comprometimento da renda é a redução das taxas de juros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.