quarta-feira, 18 de julho de 2012

Flores e folhagens renovam ambientes internos

 

ESPÉCIES: dracenas e chenoderas precisam de pouca luz
Crédito: FABIANO DO AMARAL

As opções oferecidas pelo mercado para a decoração de interiores são tantas e tão modernas que às vezes as coisas simples e naturais, como as plantas, são esquecidas, mas nem sempre! Há quem invista em belos jardins e traga muito verde para dentro de casa, como é o caso de um apartamento do condomínio Reserva Schiavon, no bairro Bela Vista, em Porto Alegre, decorado pela arquiteta Gabriela Ordahy, que criou na sacada fechada do imóvel um lugar especial para o relaxamento e, claro, com vários vasos com folhagens, entre elas, as duráveis e belas bromélias, que segundo ela "são plantas de meia sombra, que fazem a fotossíntese por meio da luminosidade, por isso são ideais para ambientes internos", explica a arquiteta.

Gabriela também utilizou no espaço as dracenas compactas, paus d''água e as chenoderas, entre outras plantas que precisam de pouca luz direta para sobreviverem. Sua fornecedora foi a floricultura Blumengarten.

Alexandre Spolavori, diretor de Vendas da Guarida Imóveis, comenta que muitos dos imóveis comercializados pela empresa buscam esse diferencial, de investir em projetos que utilizam o verde tanto em áreas comuns como internamente, o que agrada bastante os clientes. Segundo ele, sabendo-se aliar as técnicas corretas à criatividade, é possível cultivar jardins em apartamentos. O importante, ressalta ele, é seguir algumas dicas que se referem, principalmente, ao microclima do ambiente e à compatibilidade das espécies de flores e folhagens com a condição do imóvel.

Gabriela, que é parceira da imobiliária para a realização de projetos de decoração de interiores, dá algumas preciosas e úteis dicas para quem deseja ter em casa um pequeno e bonito jardim: escolha plantas que se adaptem a sua rotina e conheça as necessidades de cada uma delas em relação a água, sol e adubação. As flores precisam de muita luz para se desenvolver, enquanto as folhagens são mais indicadas para ambientes internos, com pouca iluminação.

As plantas devem ficar no máximo a 3 metros de distância de uma janela, devido à incidência de luz necessária ao seu desenvolvimento. Se montar o jardim na varanda ou na sacada, analise a estrutura, junto à construtora, para saber até que ponto ela pode suportar o peso dos vasos, terra, plantas e outros elementos envolvidos na instalação e busque as instruções de um paisagista.

Não plante nada diretamente sobre o piso ou laje, para evitar infiltrações e invasão de raízes nos ralos e vãos do concreto. Use vasos e caixas específicas para plantas, que são mais fáceis de transportar e manusear. Se a intenção é dar uma impressão de canteiro natural, plante seu jardim em caixas com bordas baixas e as esconda com pedras ou brita.

O revestimento do ambiente também deve ser pensado, já que folhas e flores costumam cair e podem manchar. Pisos como o porcelanato são resistentes à água e fáceis de limpar. Para quem não tem disponibilidade de fazer obras em casa, uma boa opção são os quadros e painéis vivos, que seguem a tendência do jardim vertical. Plantas como bromélias e orquídeas adaptam-se muito bem a este tipo de plantio, que pode ocupar uma parede, um espaço no corredor ou na sacada do apartamento.

Uma alternativa ainda mais simples é a criação de minijardim, com miniaturas de plantas que formam uma espécie de jardins portáteis. É possível montar arranjos com pequenos cactus, minibromélias, ou então uma pequena horta com temperos e ervas para cozinhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.