segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Fase decisiva para o metrô

 


A partir de hoje, empresas terão 60 dias para complementar o projeto técnico. As obras devem começar em 2013


 Trajeto compreende do Centro até a Fiergs e prevê integração com o BRT<br /><b>Crédito: </b>  divulgação / cp
Trajeto compreende do Centro até a Fiergs e prevê integração com o BRT
Crédito: divulgação / cp
 
 
Com o lançamento da proposta de manifestação de interesse, marcada para ocorrer às 14h de hoje, no Paço Municipal, o metrô de Porto Alegre entra em uma fase decisiva. Empresas atuantes no mercado terão 60 dias para complementar o projeto técnico com as novas tecnologias disponíveis para o transporte coletivo, conforme diretrizes já estabelecidas pela prefeitura. As propostas deverão apresentar diferentes métodos construtivos, tipo de trem, sinalização, controle e informação ao usuário, bem como concepção dos terminais e estações. A melhor delas deverá ser escolhida até o primeiro trimestre do próximo ano. Em seguida, terá início o processo licitatório.

"Esse é o grande passo da definição do metrô, na medida em que publicamos a manifestação de interesse que contém as principais diretrizes", explicou o secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt. "A partir delas, as empresas apresentarão suas propostas, que depois serão incorporadas ao projeto", completou.

Entre as diretrizes que devem ser obedecidas estão o número mínimo de 13 estações, trajeto estimado em 14,8 quilômetros, por via subterrânea - do Centro de Porto Alegre até a Fiergs, na avenida Assis Brasil -, e integração com o sistema BRT (Bus Rapid Transit), com emprego do sistema chamado Metro Leve - apontado como o mais adequado à demanda da capital gaúcha.

Após a seleção, o projeto final será apresentado em audiência pública antes da publicação do edital para contratação da obra e da operação do serviço. A previsão é de que as obras se iniciem já no primeiro trimestre de 2013, com tempo de duração estimado em quatro anos.

Orçado em R$ 2,4 bilhões, o metrô de Porto Alegre prevê investimento de R$ 600 milhões da prefeitura, R$ 300 milhões do governo do Estado e R$ 1 bilhão da União (conforme a medida provisória 575, publicada em agosto pelo Diário Oficial, que autoriza a liberação de recursos federais para a execução da obra). O montante inclui ainda R$ 265 milhões em isenções de tributos municipais e estaduais e R$ 323 milhões originários de financiamento privado. A primeira fase compreende as avenidas Assis Brasil, Brasiliano de Moraes, Benjamin Constant, Cairu, Farrapos, rua Voluntários da Pátria, Largo Glênio Peres e avenida Borges de Medeiros. O metrô visa atender diariamente um público médio de 310 mil passageiros. Serão 25 composições (trens), formadas cada uma por quatro carros, que transportam em média 270 pessoas cada um.
 
 

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