Trajeto compreende do Centro até a Fiergs e prevê
integração com o BRT Crédito: divulgação / cp
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Com o lançamento da proposta de manifestação de interesse,
marcada para ocorrer às 14h de hoje, no Paço Municipal, o metrô de Porto Alegre
entra em uma fase decisiva. Empresas atuantes no mercado terão 60 dias para
complementar o projeto técnico com as novas tecnologias disponíveis para o
transporte coletivo, conforme diretrizes já estabelecidas pela prefeitura. As
propostas deverão apresentar diferentes métodos construtivos, tipo de trem,
sinalização, controle e informação ao usuário, bem como concepção dos terminais
e estações. A melhor delas deverá ser escolhida até o primeiro trimestre do
próximo ano. Em seguida, terá início o processo licitatório.
"Esse é o
grande passo da definição do metrô, na medida em que publicamos a manifestação
de interesse que contém as principais diretrizes", explicou o secretário
municipal de Gestão, Urbano Schmitt. "A partir delas, as empresas apresentarão
suas propostas, que depois serão incorporadas ao projeto", completou.
Entre as diretrizes que devem ser obedecidas estão o número mínimo de 13
estações, trajeto estimado em 14,8 quilômetros, por via subterrânea - do Centro
de Porto Alegre até a Fiergs, na avenida Assis Brasil -, e integração com o
sistema BRT (Bus Rapid Transit), com emprego do sistema chamado Metro Leve -
apontado como o mais adequado à demanda da capital gaúcha.
Após a
seleção, o projeto final será apresentado em audiência pública antes da
publicação do edital para contratação da obra e da operação do serviço. A
previsão é de que as obras se iniciem já no primeiro trimestre de 2013, com
tempo de duração estimado em quatro anos.
Orçado em R$ 2,4 bilhões, o
metrô de Porto Alegre prevê investimento de R$ 600 milhões da prefeitura, R$ 300
milhões do governo do Estado e R$ 1 bilhão da União (conforme a medida
provisória 575, publicada em agosto pelo Diário Oficial, que autoriza a
liberação de recursos federais para a execução da obra). O montante inclui ainda
R$ 265 milhões em isenções de tributos municipais e estaduais e R$ 323 milhões
originários de financiamento privado. A primeira fase compreende as avenidas
Assis Brasil, Brasiliano de Moraes, Benjamin Constant, Cairu, Farrapos, rua
Voluntários da Pátria, Largo Glênio Peres e avenida Borges de Medeiros. O metrô
visa atender diariamente um público médio de 310 mil passageiros. Serão 25
composições (trens), formadas cada uma por quatro carros, que transportam em
média 270 pessoas cada um.
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