quarta-feira, 26 de setembro de 2012

IAB e cidades inteligentes

 

BAte-papo: busca de soluções para os problemas da cidade<br /><b>Crédito: </b> IAB / Divulgação / CP
BAte-papo: busca de soluções para os problemas da cidade
Crédito: IAB / Divulgação / CP
 
 
"Cidades Inteligentes" é o tema do bate-bapo de hoje, promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, seção Rio Grande do Sul, com a participação do pessoal da Shoot the Shit. Grupo que busca alternativas para as cidades de forma inusitada e colaborativa, o Shoot the Shit existe desde 2010 e já desenvolveu diversos projetos de melhorias para a capital gaúcha.

Sob o tema "Nós vamos transformar Porto Alegre na melhor cidade do Brasil", o coletivo busca formas de melhorar o cotidiano de quem vive na cidade, usando o potencial das pessoas para isso. Entre os projetos que já foram colocados em prática, está o "Paraíso do golf" e o "Que ônibus passa aqui". O primeiro, premiado como a melhor "Ação do Bem" no Festival Mundial de Publicidade de Gramado em setembro de 2011, tinha por objetivo mostrar o péssimo estado do asfalto das ruas em Porto Alegre. O segundo foi promovido em conjunto com a EPTC para a colocação de adesivos em paradas de ônibus sinalizando as linhas que passam em cada local.

A Comissão Cidades, organizadora do encontro, reúne-se quinzenalmente no Solar do IAB para discutir temas referentes à cidade. O objetivo é buscar melhorias e soluções para os espaços públicos, assim como para promover debates que envolvam planejamento e propostas para Porto Alegre. As reuniões são abertas e acontecem nas sextas-feiras, às 17h30min.

Conforme ressaltou o presidente da entidade, Tiago Holzmann da Silva, em seu discurso de posse: "A nossa atuação como pensadores da cidade - urbanismo, planejamento, edificações, patrimônio - e a nossa busca pela qualidade espacial e ambiental não podem estar a serviço de uns poucos, mas sim deve buscar atender a toda a população". O bate-papo "Cidades Inteligentes" é aberto ao público e tem entrada franca.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.