quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Jardim sobre trilhos

 

Que Nova Iorque, nos Estados Unidos, é um laboratório de experiências arquitetônicas ousadas, todo mundo sabe. Uma das mais recentes foi a implantação de um "jardim suspenso". Ele foi literalmente "plantado" em cima de obsoletos trilhos elevados de trem, construídos em 1930, não utilizados desde 1980. O novo parque de Manhattan se chama High Line, e trouxe para o cartão postal da mais visitada cidade norte-americana uma antiga e abandonada linha de trens.

Quem pensou nisso? Em 2006, a equipe do arquiteto Diller Scofidio + Renfro criou o projeto de transformar o lugar esquecido e cinzento em uma área verde. A iniciativa foi bancada pelo poder público municipal, estadual e federal, mas também recebeu dinheiro privado. A primeira fase foi inaugurada em 2009. Fez tanto sucesso que foi ampliado e reinaugurado em julho de 2011. Hoje tem em torno de 2 quilômetros de extensão e abrange mais de 20 quadras, da rua Gansevoort até a rua 34, entre as avenidas 10 e 11, no lado Oeste, no Meatpacking District.

A equipe responsável pelo projeto se guiou por quatro princípios: manter o local simples, silencioso, com aspecto selvagem e voltado à contemplação. Por isso, vários belvederes, espelhos d''água, bebedouros, bancos e até espreguiçadeiras. Proibidos por ali bicicletas, patins e gente correndo. Funciona das 7h às 23h.

Caminhar pelo High Line é um passeio que vale a pena, pois se enxerga a metrópole e seu rio Hudson a uma altura de um prédio de dois andares. E se não bastasse a vista fantástica, a própria infraestrutura do jardim urbano é extraordinária, porque seu visual clean conta com materiais simples e de fácil manutenção. Decks de madeira são intercalados com blocos de cimento. O mobiliário conta com bancos feitos de cimento e madeira, com detalhes em alumínio.

A vegetação é um show à parte. Além do gramado natural, centenas de canteiros harmônicos combinam flores exóticas com folhagens comuns. Nas extremidades, há escadas ou elevadores para acessá-lo. Também um café e mesas com guarda-sóis. Enfim, os antigos trilhos de trem hoje encantam turistas do mundo todo. Uma experiência urbana que poderia ser copiada por outras metrópoles.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.