sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Alfândega é entregue aos livros

 

Ato simbólico, ontem, com presença de autoridades, destinou a praça, no centro da Capital, para a colocação das bancas

Esta foi a primeira parte da restauração da praça. A revitalização completa está prevista apenas para ser concluída no segundo semestre do ano que vem<br /><b>Crédito: </b> BRUNO ALENCASTRO
Esta foi a primeira parte da restauração da praça. A revitalização completa está prevista apenas para ser concluída no segundo semestre do ano que vem
Crédito: BRUNO ALENCASTRO
 
A Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre, foi entregue simbolicamente, ontem, para o início da implantação das bancas da Feira do Livro. O prefeito José Fortunati, os secretários da Cultura, Sergius Gonzaga, e do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, e o presidente da Câmara da Rio-grandense do Livro, João Manoel Carneiro, visitaram a praça para verificar a conclusão de parte das obras de qualificação do espaço público.

Segundo Fortunati, a prefeitura realizou uma força-tarefa envolvendo as secretarias municipais de Obras, Meio Ambiente, Gestão e Cultura, além da Procuradoria-Geral do Município, para cumprir o compromisso de entregar a estrutura principal para a realização da Feira do Livro, considerada a maior a céu aberto das Américas, que ocorrerá de 28 de outubro a 15 de novembro.

Ao término do evento, a Praça da Alfândega será novamente coberta por tapumes. A entrega definitiva da área está prevista para o segundo semestre de 2012, totalizando investimento de R$ 3 milhões para resgatar o aspecto original da praça concebida em 1924. "Ficará mais nobre. Estamos celebrando mais um processo de revitalização do Centro Histórico", ressaltou o prefeito.

Sergius Gonzaga, por sua vez, destacou que a Praça da Alfândega traz vitalidade para o Centro Histórico e para a Feira do Livro, "principal fato cultural da história do Rio Grande do Sul".

Carneiro disse que a 57 Feira do Livro terá 160 bancas instaladas no espaço totalmente revitalizado. A coordenadora do Programa Monumenta, Briane Bicca, explicou que a recomposição de um sítio histórico sempre apresenta imprevistos. "Em uma escavação, por exemplo, encontramos inúmeras peças arqueológicas, que foram fotografadas, analisadas e registradas", assinalou. Ela lembrou que a ação envolve a memória cultural, com escavações e recuperação de pedras e materiais antigos e o cuidado com questões ambientais.

As características originais da praça, com passeios mais largos, já estão visíveis. A largura média das calçadas internas, que era de 2,5 metros, agora mede 4,6 metros. O alargamento aliviará a aglomeração de visitantes durante a Feira do Livro, além de oferecer maior iluminação natural. Os bancos, as grades dos canteiros, as luminárias e o piso de pedra portuguesa, renovados, foram instalados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.