sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Luxo e design arrojado em móveis funcionais

 


TENDÊNCIA: conjunto de móveis em laca alto brilho, feita com lâminas importadas, compõe a decoração Illuminata
Crédito: DI FRIZON / DIVULGAÇÃO / CP

O setor moveleiro de Gramado está cada vez mais diversificado, com o investimento de fabricantes em projetos inovadores, que apostam em linhas contemporâneas e no uso de novos materiais, além da madeira. É o caso da Di Frizon, há 15 anos no mercado, que agora parte para um novo desafio. Em parceria com a empresa Inove Branding + Design, de Curitiba, no Paraná, está em busca dos clientes com maior poder aquisitivo e, para que isso se efetive, prepara um projeto que alie design arrojado e funcionalidade. "Queremos entrar no mercado de luxo e, por isso, estamos investindo em design para criar peças assinadas, quase exclusivas", justifica o diretor Valdecir Frizon.

O empresário observa que a iniciativa vem ao encontro das macrotendências de consumo do mercado nacional, voltado ao segmento de decoração residencial. Segundo ele, a indústria gramadense mantém o diferencial de fazer móveis mais cuidados, quase artesanais, com a marca da mão humana. "Nunca abandonaremos isso. É um trabalho de marcenaria mesmo. Os móveis são montados na fábrica e damos ali o acabamento final. Não produzimos em larga escala", explica Frizon, comentando que os produtos da marca estão à venda em lojas de todo o país e que as linhas atuais são destinadas à classe média alta, utilizando madeiras como jequetibá e carvalho americano. Muitos dos móveis são em laca alto brilho, feitos com lâminas importadas.

O designer Marlon Chiumento, da Inove Branding + Design, que cursou o Instituto Europeu de Design, em Milão, na Itália, onde morou por sete anos, é o responsável pelas duas novas linhas de móveis alto padrão da Di Frizon. Composta por 24 modelos, serão apresentados nas feiras de móveis dirigidas a lojistas, em dezembro, e deverão estar à venda no comércio no início de 2013.

Chiumento desenvolveu as coleções Flat e a Cânion, ambas para o público AA. A primeira linha caracteriza-se pela combinação de madeira nobre e metal, "um pouco mais séria", resume o designer. A outra, uma referência aos cânions da região serrana gaúcha, abusa das madeiras com relevos, texturas e rachaduras, além de aplicações "que lembram os elementos da natureza", explica o profissional curitibano. Elas são compostas por peças destinadas a salas de jantar, de estar e quartos, como mesa de centro, mesa lateral, cabeceira para cama de casal, cômoda, rack, bar, base para mesa de jantar, entre outros móveis e complementos para a decoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.