terça-feira, 18 de outubro de 2011

Estacionamento subterrâneo da Capital atrai quatro grupos

No prazo de 45 a 60 dias, estudos serão avaliados por uma comissão designada pelo prefeito.

Deivison Ávila

ANA PAULA APRATO/JC
Edemar Tutkian (c) avaliou como positivo o interesse de empresas renomadas do segmento
Edemar Tutkian (c) avaliou como positivo o interesse de empresas renomadas do segmento
 
A Comissão de Assuntos Especiais da Prefeitura de Porto Alegre, responsável pela análise dos estudos dos estacionamentos subterrâneos, recebeu ontem as manifestações de interesse para a construção dos espaços. A entrega ocorreu no auditório da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O próximo passo é analisar os estudos para formatar o processo licitatório, que deve ocorrer no prazo de 45 a 60 dias.

Os grupos que manifestaram interesse são Bertin/Multipark, de São Paulo; Conpasul, do Rio Grande do Sul; Sotil/Andraus, do Paraná; e Estapar/Betapar, consórcio que reúne empresas de Porto Alegre e São Paulo.

Em um primeiro momento, a proposta da prefeitura de Porto Alegre é a construção de garagens na praça Parobé, ao lado do Mercado Público, e no parque Ramiro Souto, onde estão localizados os campos de futebol da Redenção. Levantamentos preliminares apontam que três dos quatro grupos apresentaram, também, a viabilidade da construção de vagas no subsolo do Parque Moinhos de Vento (Parcão), além de mais opções.

A consulta pública é a primeira etapa para verificar a viabilidade técnica e econômica do projeto. O coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais, Edemar Tutkian, avaliou como positiva e além das expectativas a apresentação dos quatro estudos. "A presença de empresas com renome nacional e duas das maiores operadoras de estacionamento do País só enriquecem o projeto", revela o coordenador. Sobre as propostas referentes à construção das vagas no Parcão, Tutkian ressaltou que sempre é bom o surgimento de mais opções, desde que sejam viáveis. "Provavelmente, o prefeito José Fortunati vai aprovar outros estudos e outras licitações.

O Parque Moinhos de Vento está ‘caindo de maduro'. Se as empresas que realizaram as pesquisas de mercado acreditam na viabilidade, vamos estudar essas propostas", avalia.

A sugestão para a criação de vagas subterrâneas no Parque Moinhos de Vento foi apresentada pelos grupos Bertin/Multipark, Estapar/Betapar, e Sotil/Andraus. Este último sugeriu ainda a construção de local para carros na Estação Rodoviária e em pelo menos mais quatro pontos da cidade. A Conpasul, empresa de Estrela, entregou somente os estudos sugeridos pela prefeitura.

Quanto ao aproveitamento ou não dos estudos apresentados, a decisão será tomada pela comissão. Um valor definido em R$ 150 mil poderá ser utilizado, caso seja avaliado como positivo pela prefeitura.

Mário Freitas, diretor Regional Sul do grupo Bertin/Multipark, avalia como positivo o formato de manifestação de interesse. Ele diz que poucas entidades realizam esse processo. "É interessante tanto para quem contrata quanto para quem apresenta os estudos. Quando definido pela prefeitura, diferentes ideias podem ser envolvidas em um único projeto", acredita Freitas.

A comissão de avaliação é formada por representantes do gabinete do prefeito e por membros das secretarias da Fazenda, do Planejamento, dos Transportes, do Gabinete de Planejamento Estratégico e da Procuradoria-Geral do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.