sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Esforço para prolongar a BR 448

Beto Albuquerque, Veríssimo de Jesus e Adão Villaverde
Crédito: ARTHUR PULS

O secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde, apresentaram ontem ao vice-presidente do Grupo Record RS, Veríssimo de Jesus, durante visita ao Correio do Povo, o traçado da extensão de mais 17 km da BR 448, a Rodovia do Parque, ligando a BR 290 à ERS 240, em Portão. O pedido de prolongamento foi formalmente entregue ao ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, pelo governo Tarso Genro, na sexta-feira passada, quando ele visitou a região Metropolitana para vistoriar o andamento das obras.

De acordo com Beto Albuquerque, a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit/RS) aguarda o despacho oficial do ministro para iniciar o processo preliminar ao lançamento do edital para elaboração de estudos e projetos técnicos e econômico-financeiros para a extensão de 17 km da BR 448. A intenção é levar a estrada, já em construção até Sapucaia do Sul, até o pedágio da ERS 240, em Portão.

Villaverde defendeu a extensão da rodovia, que deverá ser concluída em janeiro de 2013, como a solução para retirar metade do tráfego da BR 116. "Com a conexão até Portão, a BR 448 passaria a ser a via preferencial de escoamento de todo o transporte das regiões da Serra e da Produção tanto na direção de Porto Alegre quanto para o Porto de Rio Grande", enfatizou.

Beto Albuquerque ressaltou que o atual traçado da Rodovia do Parque resolve apenas 25% do problema de saturação da BR 116. "Além disso, a via se tornará acesso ao novo aeroporto a ser implantado entre as cidades de Portão e Santa Rita", afirmou o secretário. Segundo ele, já existem 9 quilômetros de estrada de chão prontos em Portão e o restante do traçado dos 17 km até o entroncamento da ERS 118 em Sapucaia do Sul está em área de campo, sem problemas com desapropriações, "o que torna a obra mais barata, cerca de 30% do custo dos 22 quilômetros em construção", estimou.

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