sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cresce o endividamento das famílias

 

Economista Patrícia fez palestra<br /><b>Crédito: </b> vinícius roratto
Economista Patrícia fez palestra
Crédito: vinícius roratto
 
 
O endividamento das famílias gaúchas atingiu 78% em setembro, conforme pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgada pela Fecomércio-RS. Ante igual mês de 2010 há alta de oito pontos percentuais. O tema foi debatido ontem no Fórum Latino Americano de Defesa do Consumidor na Capital. Dívidas mais comuns são cartão de crédito, carnê, cheque especial e financiamento de carro.

Entre famílias com renda de até dez salários mínimos, o índice de endividamento caiu de 80% em 2010 para 76% este ano. As que ganham mais de dez salários estão mais endividadas. O percentual passou de 83% em 2010 para 85% até setembro.

Especialistas que participaram do fórum acreditam que é fundamental investir em educação financeira já na escola. "É preciso treinar os filhos sobre como lidar com dinheiro para que o resultado não seja um adulto endividado", destacou o presidente do Fórum de Defesa do Consumidor, Alcebíades Santini. A economista Patrícia Palermo reforçou que o consumo precisa ter controle. "A busca do bem-estar sem limites acaba gerando um mal ainda mais grave", alertou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.