segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Piso absorve 70% da água da chuva

PISOGRAMA: estacionamento, entrada de garagem e calçada
Crédito: BETONART / DIVULGAÇÃO / CP

Com a proposta de unir o concreto com a vegetação, e dessa forma fazer pisos que absorvem até 70% da água da chuva, ecologicamente corretos, a Betonart, uma indústria de São Vendelino, no Rio Grande do Sul, trouxe da Alemanha a tecnologia ideal para ser utilizada em estacionamentos, entradas de garagem e calçadas. Segundo o proprietário da Betonart, Jair Baumgratz, nos últimos três anos a procura pelo Pisograma (capa) duplicou, porque além de manter a permeabilidade do solo, evitando alagamentos e poças d''água, facilita o tráfego das pessoas e tem um visual mais bonito, o que agrega valor ao imóvel.

Baumgratz explica que o produto exige pouca manutenção e está sendo muito utilizado em bordas de calçadas, tornando-as ornamentais. "Elas ficam sempre limpas, pois a água escorre, sem falar que deixa o local mais seguro, sem risco do pedestre escorregar", comenta. Segundo o empresário, Caxias e Porto Alegre são as cidades que mais implantam o Pisograma porque há uma exigência legal das prefeituras para que as edificações tenham um certo percentual de vegetação, ou seja, área verde e permeável. "As construtoras são os meus melhores clientes, pois já projetam os novos empreendimentos contando com esse diferencial ecológico. Mas a procura é grande também por órgãos públicos, para instalação em praças, escolas e creches", cita.

O Pisograma é oferecido em dois modelos, Tela e Stein, sendo que este pode ser duplo ou vazado. É ideal para áreas de estacionamento em shoppings centers, hipermercados e condomínios. De fácil instalação, o produto se diferencia dos demais por ser um piso do tipo drenante, que não utiliza rejunte entre as peças e permite a composição com diversos tosetos (peças) coloridos. Ainda, auxiliam na demarcação de áreas, como as de circulação, por exemplo.

Outro produto da Betornart é o Muro Flor, apresentado em três tipos: Wand, o mais simples; o Mauer e Ring, que serve para divisão e contenção de encostas, geralmente pode ser largo e bem alto; e o Garten, muito procurado por quem deseja ter uma horta caseira. Estes últimos são feitos com peças em curva, com o encaixe perfeito. As peças interligadas formam nichos, que são preenchidos com terra, onde planta-se o que quiser. Ambos servem também para revestimento de muros já existentes. "O Garten é perfeito para pequenos espaços, como varandas e sacadas. É indicado ao plantio de flores, chás e temperos", comenta Baumgratz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.