quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Foram lançados os editais de sete empreendimentos em Porto Alegre

Copa: site dá acesso a obras preparatórias

 Prefeito Fortunati desabafou contra críticas de demora nos trabalhos<br /><b>Crédito: </b>  vinícius roratto
Prefeito Fortunati desabafou contra críticas de demora nos trabalhos
Crédito: vinícius roratto
 
 
No evento em que foram entregues os editais de sete obras preparatórias à Copa do Mundo de 2014 e houve o lançamento do site Transparência na Copa, o prefeito José Fortunati fez um desabafo contra as informações sobre a demora no início dos trabalhos. Segundo ele, levantamento realizado pelo coordenador de Comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, apontou que a mídia em Porto Alegre é a que mais critica o andamento das obras para a Copa do Mundo. "Existe uma cobrança para que as máquinas estejam trabalhando, mas falta entender a complexidade de um processo que existe anteriormente."

De acordo com Fortunati, os editais serão publicados na segunda-feira. Estão contemplados a passagem de nível da rua Anita Garibaldi com a III Perimetral, a duplicação da avenida Tronco - trechos três e quatro entre a Icaraí e a Gaston Mazeron -, a duplicação da rua Voluntários da Pátria, a implantação dos corredores rápidos de ônibus na Protásio Alves e na Bento Gonçalves, além da duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva e o viaduto junto à Estação Rodoviária.

"A tecnologia existente na construção permite que uma obra seja feita em velocidades cada vez maiores", observou. Lembrou que no entorno da Tronco vivem 1,4 mil famílias, que ficaram apreensivas com o anúncio das obras de duplicação. "Instalou-se nelas um clima de terror. Algumas chegavam a afirmar que as desalojaríamos sem qualquer critério. A Copa do Mundo não vai passar por cima do interesse das pessoas", assinalou.

O prefeito apontou dificuldades em encontrar empresas interessadas em construir unidades habitacionais, com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida, para as famílias de baixa renda que vivem na Tronco. "Vamos buscar parcerias internacionais, se for necessário", ressaltou. Fortunati afirmou que a presidente Dilma Rousseff garantiu que as obras fundamentais para que a Capital sedie a Copa são estádio e aeroporto. "O Mundial é uma oportunidade de qualificar Porto Alegre para o futuro."

No www.transparencianacopa.com.br, o andamento das obras de mobilidade urbana pode ser acompanhado em cada etapa, incluindo custos previstos. Câmeras serão instaladas permitindo a observação em tempo real.

O promotor-assessor da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Cesar Faccioli, reforçou a importância do controle nos gastos públicos. "O Pan do Rio, em 2007, registrou uma explosão orçamentária expondo as falhas no controle. Gestor e fiscal precisam andar lado a lado para garantir o melhor uso do dinheiro", comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.