sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Móveis planejados, cleans e contemporâneos

Decoração

PROJETOS: utilizam muitos detalhes em vidro, do tipo argentado, espelhado, com películas coloridas e desenhos
Crédito: ANDRÉ MENIN / DIVULGAÇÃO / CP
André Menin, conhecido designer de móveis, tem se dedicado a desenvolver a linha de móveis planejados em MDF da Finger Móveis, uma indústria que existe há 33 anos em Carazinho (RS), mas que nos últimos cinco anos passou a ter uma projeção nacional ao apostar em móveis planejados com um estilo mais contemporâneo e clean e, também, por ter aberto 62 franquias - pontos de venda - em todo o país. A expansão da empresa deve-se, entre outros investimentos, ao trabalho inovador de Menin, que desenvolve as linhas de móveis da indústria e também é responsável pelo projeto arquitetônico das lojas da marca. O arquiteto assina a linha de quartos, cozinhas, banheiros e escritórios da Finger.

Ao lançar a sua primeira linha sustentável, a Finger quer conquistar o público mais exigente. Os novos painéis da marca, encontrados em cozinhas, dormitórios, home theater, home office, quartos de banho, áreas de serviço e ambientes integrados são de Venen, uma madeira maciça natural proveniente de reflorestamento certificado pelo FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal). Para Menin, aderir a um produto que respeite o meio ambiente é fundamental para mostrar ao consumidor final as políticas de inovações da fábrica. Venen significa veios em alemão. Para o designer, possuir veios naturais de madeira e aguçar a percepção tátil através das texturas do produto é a principal vantagem do produto. "Imaginemos ambientes que tenham a essência das matérias-primas. Um produto que seja, verdadeiramente, a madeira natural que tanto é valorizada em projetos contemporâneos e que traz à tona o conceito de aplicação responsável de um recurso natural. Isso é o Venen", define Menin. A tonalidade com traços de cinza, marrom e salmão dos painéis está alinhada com as tendências mundiais.

Menin é frequentador assíduo de mostras de decoração e confirma o que se viu na última Casa Cor: os móveis planejados em MDF mais modernos estão utilizando muito detalhes em vidro, do tipo argentado, espelhado, com películas coloridas e com desenhos.

O designer também assina uma linha de móveis de jardim, a Garden, da marca Iby, da Flosul Madeiras, empresa do Grupo Renner Herrmann S.A. A Iby Móveis é uma empresa 100% projetada e planejada para agir em harmonia com o meio ambiente, trabalhando com madeira proveniente de florestas manejadas de acordo com os mais altos padrões internacionais, certificadas pelo FSC.

Menin herdou o dom de trabalhar com madeira do pai, que sempre atuou junto ao setor moveleiro. Se formou em arquitetura pela UCS - Universidade de Caxias do Sul - e fez especialização na Universidad de Valladolid Castilla y Leon, na Espanha. Desde que voltou à cidade natal, Bento Gonçalves, põe em prática seu potencial artístico no Stúdio Menin, onde cria projetos com uma equipe de seis pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.