sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Apartamentos decorados para morar por temporada


PERSONALIZADOS: tudo pode ser escolhido pelo morador, de acordo com o seu estilo de vida, desde a louçaria e roupas de cama até almofadas, tapetes, abajures e cortinas
Crédito: FABIO DIKESCH / DIVULGAÇÃO / CP

Um executivo de uma empresa do centro do país terá que trabalhar meio ano em Porto Alegre. Uma moradora do Paraná terá que enfrentar um longo tratamento de saúde na capital gaúcha. Onde eles irão morar neste período? Até pouco tempo atrás, a opção seria ficar em um hotel, ou em um apart-hotel. Porém, o mercado imobiliário, em constante evolução, percebeu essa demanda, a de pessoas que precisam morar temporariamente na cidade, ou por motivo profissional ou para ter cuidados médicos, e está oferecendo apartamentos mobiliados de médio e alto padrão, montados de acordo com as necessidades do interessado, em prédios com infraestrutura completa, que podem ser alugados por mês.

O diferencial desses imóveis que são alugados por temporada é que eles são mobiliados pelos próprios "moradores de ocasião", como gostariam que fosse sua própria residência, mesmo que permaneçam ali por pouco tempo. "O local será decorado especialmente para aquele inquilino, de uma maneira que ali dentro tenham móveis e utensílios que serão do seu gosto, de acordo com o seu estilo de vida, com as suas necessidades. Ele vai se sentir realmente em casa", afirma o arquiteto Fábio Dikesch da Silveira, que dá assessoria à empresa que detém alguns dos apartamentos.

Silveira explica que o interessado terá a seu dispor uma relação de móveis e objetos para que escolha o que precisa, e também o que mais lhe agrada visualmente. "Existe, é claro, cinco composições básicas, onde estão os móveis essenciais, como camas, sofás e mesas, para que ele se decida por um deles. Para os itens complementares, apresentamos várias possibilidades de decoração daqueles ambientes, para que ele opte de acordo com a sua personalidade. São itens contemporâneos, novos ou com pouco uso. Tudo pode ser escolhido, desde a louçaria e roupas de cama até almofadas, tapetes, abajures e cortinas. Eu costumo dizer que são apartamentos customizados", comenta o decorador.

Silveira salienta que essa tendência, de oferecer imóveis de temporada personalizados, já existia em São Paulo, Buenos Aires e Barcelona, e que agora está ganhando força em Porto Alegre, como reflexo do crescimento econômico da cidade e também por ser um novo destino para pacientes de todo o mundo, porque destaca-se como um polo de medicina de ponta. "Os profissionais que vêm trabalhar por muito tempo gostam de ter privacidade e conforto, e, geralmente, precisam de espaços maiores para receberem seus familiares, que os visitam frequentemente", cita o arquiteto. Na opinião de Silveira, o que há de melhor no novo negócio imobiliário é o poder de decisão do cliente: "ele é quem vai escolher o que terá no seu apartamento".

Questionado sobre a vantagem econômica de se alugar um imóvel mobiliado por temporada, o arquiteto afirma que certamente ficar em um hotel sai mais caro e geralmente ele não permite ao hóspede receber visitas no quarto. Mas, ao seu ver, o maior ganho é o de não se sentir o tempo todo um turista em uma cidade estranha. "É ter um lugar em que se sinta em casa, aconchegante, onde ele possa colocar objetos que façam parte do seu referencial afetivo. Hotel é muito impessoal", opina Silveira.

Fonte:   http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=7&Caderno=14&Noticia=345539

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.