quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Aeromóvel na zona Sul

Grupo de vereadores discutiu ontem a viabilidade para estender a linha até o bairro Restinga


Trajeto até o Aeroporto Salgado Filho deverá ser inaugurado ainda neste ano<br /><b>Crédito: </b> MAURO SCHAEFER
Trajeto até o Aeroporto Salgado Filho deverá ser inaugurado ainda neste ano
Crédito: MAURO SCHAEFER
A Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana da Câmara de Vereadores de Porto Alegre quer incluir nos debates sobre o aeromóvel a ampliação do traçado sugerido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que iria do Centro até o bairro Cristal. Segundo o presidente da frente, Carlos Comassetto (PT), existe viabilidade para que a linha vá até o bairro Restinga. "A região Sul é a região da cidade que mais cresce. O modelo de transporte público que vem sendo adotado não se sustenta", argumenta o vereador. De acordo com ele, a demanda seria de 60 mil passageiros. "Isso viabiliza um veículo leve sobre trilhos. Não vamos abrir mão desse debate antes que seja tomada uma decisão", acrescenta.

Um novo encontro para abordar o assunto deverá ser realizado em março pela frente parlamentar, com a presença de diversos órgãos públicos. Serão discutidos temas como a substituição do atual sistema de transporte e o modelo de gestão do futuro aeromóvel. "O modelo não está totalmente definido. A tendência é de que seja uma parceria público-privada, principalmente na operação após a instalação", afirma o vereador que preside a frente. Ele salienta, ainda, a necessidade de que todos os envolvidos sejam ouvidos. "Se queremos substituir os ônibus, é obvio que temos de chamar os parceiros locais pra que eles participem desse processo", disse Comassetto.

Uma proposta de itinerário formulada pela EPTC contempla 9,3 quilômetros entre a Estação Rodoviária e o Jockey Club, no bairro Cristal, com um total de dez estações. O estudo de viabilidade da nova linha deverá ser concluído em no máximo seis meses, por técnicos da EPTC e da Trensurb, levando em conta questões como a viabilidade econômica e operacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.