terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Coester quer realizar um sonho

O idealizador do aeromóvel na Capital e inventor do protótipo, destaca as dificuldades naturais de se implantar novas ideias


Novo sistema de transporte deverá ser inaugurado ainda neste ano
Crédito: PAULO NUNES


Uma vez ou outra, Oskar Coester imagina a inauguração do aeromóvel. Em um dia de sol e céu azul, o presidente da República e outras autoridades mostram-se admirados com a invenção. Balões que saem de dentro do veículo dão as boas-vindas aos primeiros passageiros. Não é um sonho, mas sim a lembrança de um momento que Coester espera reviver em breve. É desta forma que ele descreve a inauguração do aeromóvel de Jacarta, na Indonésia, no dia 20 de abril de 1989. "Foi um dia inesquecível para mim", recorda.

A emoção foi grande, mas não se compara à abertura do aeromóvel do Aeroporto Salgado Filho, marcada para ocorrer ainda este ano. Pela primeira vez, o sistema de transporte inventado no Rio Grande do Sul vai operar comercialmente no seu estado de origem. "Estou com 73 anos, pode ser que eu nem viva mais. Mas parece que esse do aeroporto eu vou ver andar", comenta o empresário responsável pelo sistema de transporte.

A linha experimental, instalada na avenida Loureiro da Silva em 1982, ficou inacabada depois que o governo federal cortou o apoio ao projeto, em setembro do mesmo ano. Após três décadas, Coester acredita que o fato de o aeromóvel não estar presente em outros locais do Brasil e do mundo não é sinal de fracasso. "O que acontece em uma cidade não é atribuição nossa. Não temos ingerência", observa. Parte do resultado ele atribui a uma dificuldade natural em implantar novas ideias. E dá um exemplo: "Quando eu estava na escola, havia o pensamento de que o ultrassom gerado pelas turbinas iria inibir as galinhas de botar ovo e as vacas de dar leite".

Gaúcho de Pelotas, Coester trabalhou como funcionário da Varig na década de 1960. Nesta época, começou a pensar no desafio cada vez maior de se locomover nas grandes cidades. "Você vai daqui ao Aeroporto Salgado Filho e leva mais tempo (no deslocamento) do que do aeroporto a Guarulhos", explica. Nasceu assim o conceito de um transporte em via elevada que ignorasse os obstáculos de ruas e avenidas. Para movimentar o veículo, Coester utilizou o princípio de um barco a vela ao contrário. A pressão, a direção e a velocidade são controladas por meio de ventiladores estacionários. O inventor, que nunca concluiu um curso superior, aliou a eficiência do transporte ferroviário ao conceito de aviação de leveza.

O peso do protótipo instalado na linha experimental, com dez toneladas, é pelo menos cinco vezes menor do que um veículo ferroviário convencional.

O aeromóvel destinado à linha do aeroporto está sendo construído por uma empresa do Rio de Janeiro e pesa sete toneladas. Na década de 1980, testes do Ministério dos Transportes apontaram um consumo de 32 watts por passageiro a cada quilômetro percorrido, enquanto o ônibus gastou o dobro de energia. "Você paga pelo peso que movimenta", diz Coester. Para construir uma linha de aeromóvel, são necessários 20 milhões de dólares por quilômetro - pelo menos três vezes menos do que o transporte ferroviário convencional, diz Coester. Já o custo de manutenção é calculado em 1 milhão de dólares por ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.