quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Bairro [Menino Deus] é um dos mais completos

 

Essenza: prédio de alto padrão com um apartamento por andar<br /><b>Crédito: </b> Garst / divulgação / cp
Essenza: prédio de alto padrão com um apartamento por andar
Crédito: Garst / divulgação / cp
 
 
Considerado pelos historiadores o bairro mais antigo de Porto Alegre, o Menino Deus ganhou esse nome porque colonizadores açorianos construíram ali a Capela do Menino Deus, em 1853. O lugar religioso converteu-se em centro de peregrinação durante as festas natalinas, quando recebia a visita de milhares de moradores do centro da cidade e de outros locais. As casas construídas ao redor da Capela e a abertura de novas ruas a partir de 1860 impulsionaram o crescimento do bairro, que se caracterizava por ser uma área residencial próxima ao Guaíba.

Nas duas últimas décadas, o Menino Deus vem mudando o seu perfil, mais precisamente depois de 1991, com a inauguração do Shopping Praia de Belas. Algumas antigas e amplas casas foram transformadas em modernos prédios altos. Muitas ruas foram abertas e um completo conjunto de serviços de saúde, com o mesmo nome do bairro, trouxe mais movimento às ruas, que eram calmas, como em uma cidade do Interior.

São muitos os empreendimentos que estão sendo erguidos no Menino Deus, mas em comparação a outros bairros da cidade, principalmente os novos, nem tanto assim, porque, segundo o engenheiro civil Sérgio Turkienicz, são poucos os terrenos disponíveis à venda. Além disso, a Prefeitura Municipal, por meio da recente revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), limitou a construção de prédios mais altos, que agora só podem ter 42 metros da altura, ou 14 andares no máximo. Ou, ainda, 33 metros de altura, com 11 pavimentos, em terrenos localizados em ruas internas do bairro.

Segundo dados do mercado imobiliário, assim como o Bom Fim e a Cidade Baixa, o Menino Deus tem alta demanda e pouca oferta de imóveis para alugar e vender. "Quem nasceu e se criou no Menino Deus, não quer sair dali. Além desses moradores, há muitas pessoas querendo migrar para o bairro, que é um dos mais completos no que se refere à infraestrutura de comércio, serviços médicos, órgãos de Justiça, transporte, parques e áreas verdes. É um lugar cobiçado porque reúne tudo o que se precisa e ao mesmo tempo fica próximo ao Centro. As ruas são planas e é fácil o deslocamento a outros bairros", comenta Turkienicz, diretor da Garst Construtora e Incorporadora, empresa que atua há 20 anos no mercado.

A Garst está construindo dois prédios no Menino Deus e a procura pelos apartamentos é muita satisfatória, informa Turkienicz. "São apartamentos de médio e alto padrão, com projeto do escritório Elisabeth Pocztaruk Arquitetos", cita. Um deles, afirma ele, já está com a metade das unidades vendidas, o L''Harmonie (Veja o quadro abaixo), na rua Botafogo, com apartamentos de três dormitórios, um deles suíte. Tem área útil de 89 a 103 metros quadrados, cozinha americana e lavabo e duas vagas na garagem. A previsão de entrega é para dezembro. O outro, Essenza, na rua Visconde do Herval, tem entrega prevista para março de 2014. "É mais sofisticado, com um apartamento por andar, todos de frente. Possuem três suítes e lareira. Fachadas em granito e pastilhas e áreas sociais mobiliadas. Salão de festas e piscina, enfim, é um empreendimento de alto padrão, e 30% das unidades já foram comercializadas", informa o engenheiro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.