sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Programa do IR 2012 já está na Internet


Ideia é apressar acerto de contas com o Leão. Serviço esclarece dúvidas

Brasília - A Receita Federal (RF) vai colocar em sua página na Internet (www.receita.fazenda.gov.br), a partir das 8h de hoje, o programa para o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2012 (ano-base 2011). Com isso, o contribuinte poderá preencher a declaração antes do início do envio dos documentos, que começa em 1º de março, quando o programa necessário para fazer o envio poderá ser baixado.

O programa não poderá ser baixado em tablets ou smartphones. A Receita Federal explicou que há, nesses aparelhos, diferenças nos "drives", o que demandaria ajustes no programa do IR para que o download fosse possível tanto em tablets quanto em smartphones. "Se for viável, vamos fazer isso em um momento futuro", disse Zayda Manatta, secretária adjunta do órgão.
Também hoje será possível acessar um tutorial sobre as regras do tributo. O modelo, que é o mesmo utilizado no ano passado, permitirá tirar dúvidas sobre as várias fases da declaração. Segundo a Receita, o tutorial teve 26,36 milhões de acessos no ano passado.


O Fisco não vai mais permitir, a partir deste ano, que sejam impressos com antecedência todos os boletos das cotas em caso de parcelamento do Imposto de Renda Pessoa Física devido. Até o ano passado, quando o contribuinte optava pelo parcelamento do imposto, o programa emitia todas as guias de pagamento. Porém, esse documento não vinha corrigido pela taxa Selic e isso fazia com que muitos fizessem o pagamento com o valor sem a correção. "Nós percebemos que o contribuinte acaba pagando sem fazer o recálculo, já que o programa não faz. Então, para evitar esse tipo de erro, o programa não irá mais emitir todos os boletos, apenas a primeira cota ou o total. Ao longo do ano, ele vai ter que entrar no site da Receita Federal para fazer o cálculo do Darf e emitir o documento", explicou a secretária adjunta.



A declaração do IRPF 2012 (ano-base 2011) terá que ser enviada até o dia 30 de abril. O acerto de contas com o Leão só pode ser feito pela Internet ou por meio de disquetes entregues nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A entrega do documento, via formulário, foi extinta em 2010.




Fonte:   http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=147&Caderno=0&Noticia=395901

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.