quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

À espera das chaves

 

<br /><b>Crédito: </b> Paulo Nunes

Crédito: Paulo Nunes


Comprar um imóvel na planta pode ser um bom negócio, desde que o comprador esteja consciente de que podem ocorrer muitos imprevistos e que talvez ele só pegue as chaves do novo apartamento bem depois do prazo estipulado pela construtora. E muitas vezes a culpa pela demora da entrega não tem nada a ver com o cronograma das obras físicas do prédio, e sim por causa das dezenas de formalidades que precisam ser cumpridas depois, como conseguir o habite-se, a ligação definitiva da luz, da água, as vistorias finais, o registro no Cartório de Imóveis, entre outros trâmites burocráticos necessários para que se possa finalmente usufruir da nova casa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa das Relações de Consumo, em 2011, as reclamações por atraso aumentaram 37% em todo o país, com uma média de 80 consultas por dia.

Para o Ministério Público, o consumidor tem direito a uma indenização mensal pelo atraso na entrega da obra. Em geral, o valor deve ser o mesmo que o comprador receberia se o imóvel estivesse alugado. Isso, se a construtora não cumprir o prazo de tolerância, estipulado no contrato. Geralmente o período é de três meses e o prazo máximo não deve passar de seis meses.

Mas a oportunidade de fazer um bom negócio e ao mesmo encontrar o lugar ideal para morar não foi desperdiçada pela empresária Heloísa Travi (foto). Ao decidir pela compra de um apartamento na planta, ela afirma que fez uma economia considerável, pela qual vale correr o risco de apostar, e esperar, que tudo dê certo como programado no contrato assinado com a empreendedora. "Queria continuar em Petrópolis, então a pesquisa foi limitada a esse bairro. Em janeiro de 2011, comecei a visitar vários apartamentos novos e descobri que poderia adquirir um do mesmo tamanho por um preço bem menor, desde que tivesse paciência para esperar pelo término da obra. Em seguida encontrei um prédio recém-lançado, exatamente como e onde desejava e fechei o negócio", conta.

O apartamento escolhido tem 90 metros quadrados, com duas suítes e duas vagas na garagem. Desde então, a rotina de Heloísa mudou. Há um ano ela praticamente acompanha o desenrolar da obra, onde dava uma passada pelo menos duas vezes ao mês. Nos últimos meses, as visitas passaram a ser mais frequentes. "Venho semanalmente ver se há operários trabalhando, se estão sendo instalados os equipamentos como estipulado no contrato, se o material que estão colocando no interior do apartamento é o combinado, enfim, estou de olho, porque é um investimento, não posso descuidar", enfatiza.

Mas um imprevisto aconteceu: muita chuva no inverno, e a obra atrasou. Era para ser entregue em dezembro, mas a promessa é de que Heloísa pegue as chaves só no final de março. O prédio é de cinco andares, com 20 apartamentos. "A construtora justificou a demora por causa do mau tempo e está dentro do prazo de 90 dias de prorrogação previsto em cláusula. Precisei adiar meus planos de mudança. Claro que a ansiedade é grande para ver tudo pronto e deixar de pagar aluguel, mas confio na empresa e sei que vai cumprir com o prometido, pois observo que estão acelerando o trabalho", afirma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.