segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Começa a corrida do IRPF

Prazo será aberto no dia 1, quinta-feira. Programas já estão disponíveis no site da Receita Federal


Tributaristas alertam: Receita está mais rigorosa no cruzamento de dados<br /><b>Crédito: </b> CARLA RUAS / CP MEMÓRIA
Tributaristas alertam: Receita está mais rigorosa no cruzamento de dados
Crédito: CARLA RUAS / CP MEMÓRIA
 
 
 
São Paulo - Chegou a hora de enfrentar o Leão. Começa na quinta-feira o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda (IRPF) referente ao ano passado. Os programas para preenchimento e entrega da declaração já estão disponíveis no site da Receita. Os mais precavidos, portanto, podem deixar o documento pronto, esperando o início de entrega.

Tributaristas afirmam que não há muita novidade no programa em relação ao ano passado. Mas observam que é importante ter atenção ao preenchimento porque a Receita está ainda mais rigorosa no cruzamento dos dados. Por isso, é importante preencher o documento com calma e atenção. As duas principais novidades sobre a declaração tem a ver com os contribuintes que tiveram aumento tributável maior de R$ 10 milhões - e são só 170 pessoas, informa o Fisco - e com aqueles que querem fazer doações ao Funcad. Quem recebeu mais de R$ 10 milhões precisará, pela primeira vez, certificar digitalmente a declaração. O segundo grupo tem neste ano prazo maior para fazer a doação - até o dia 30 de abril, antes era até 31 de dezembro do ano anterior - e aproveitar da dedução no imposto devido. A medida deve impulsionar as doações ao fundo de crianças e adolescentes.

A atenção também deve ser redobrada na hora de preencher as deduções, como despesas médicas, previdência privada e pensão alimentícia. Esses são os principais tópicos que levam o contribuinte à malha fina, alertam os especialistas. Eles recomendam que só sejam declaradas as despesas médicas que os contribuintes têm o recibo ou o comprovante de pagamento.

Sobre a previdência privada, os planos do tipo VGBL devem ser informados como um bem na declaração. O PGBL, por sua vez, deve ser declarado como pagamento efetuado, portanto só o que foi desembolsado ao longo de 2011 deve ser informado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.