sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ambiente rural e sustentável para eventos




MATERIAIS: bancos e mesas são confeccionados com madeira de reflorestamento
Crédito: PAULO NUNES
Um salão de eventos de arquitetura totalmente sustentável, em meio a uma extensa área verde, foi recentemente inaugurado na Quinta da Estância Grande, a maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, que fica a 28 quilômetros de Porto Alegre, em Viamão.

Para a construção do espaço de confraternização, que tem 420 metros quadrados, foram utilizados apenas materiais que não agridem a natureza e que foram retirados de outras edificações, como as janelas e as portas. As paredes foram erguidas com tijolos de demolição e as vigas são antigos postes de luz da CEEE. Os bancos e as mesas são confeccionados com madeira de reflorestamento.

Atenção especial à cobertura do telhado, que utiliza as modernas telhas ecológicas da marca Onduline, produzidas com fibras vegetais, resultantes de papel e papelão reciclado, que têm baixa transmissão de calor e som. O piso é revestido com uma cerâmica rústica da indústria catarinense Angelgres, também produzida dentro dos princípios de reaproveitamento de outros elementos. Como não poderia deixar de ser, a água da chuva é reaproveitada para molhar as plantas e também estão sendo instaladas três placas fotovoltaicas para captação de energia solar.

Um detalhe ganha destaque pela sua originalidade: os pergolados, com coberturas feitas de bambus, que após serem furados, receberam bromélias, transformando-se em uma espécie de jardim suspenso. "Pensei em algo que desse um diferencial às calhas de bambu e criei esses nichos, onde plantei flores bastante resistentes ao sol", explica o diretor operacional da fazenda, André Sittoni Goelzer. Também é dele a escolha de luminárias feitas com telhas de olaria, bastante antigas, quando eram confeccionadas artesanalmente, uma a uma.

No centro do ambiente, um grande lustre, feito com uma velha roda de carreta. "Na construção do Salão tivemos a preocupação de realizar uma obra o menos impactante possível para o meio ambiente. Por isso utilizamos materiais reciclados ou reaproveitados. Este novo espaço vem para comprovar que há possibilidade de construções mais sustentáveis em prol da natureza e, consequentemente, de nós mesmos", observa Goelzer.

A Quinta da Estância Grande recebe grupos empresariais, familiares e escolares, entre outros interessados, com alojamentos e restaurantes, entre as atividades típicas de um hotel-fazenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.