quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Revitalização da orla volta ao debate

 

Esboço de remodelação do local foi apresentado na tarde de ontem
Crédito: DIVULGAÇÃO / PMPA / CP


A Prefeitura de Porto Alegre reiniciou ontem os debates para a revitalização da orla do Guaíba. Em uma reunião realizada na sede da prefeitura, o arquiteto Jaime Lerner, responsável pelo projeto de remodelação do local, entregou à Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge) a proposta inicial com o detalhamento de tudo o que pode ser feito no primeiro trecho - que corresponde a 1,5 mil metros.

A partir do esboço do projeto, a comissão - composta por técnicos da prefeitura - começará o Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU), que identifica, entre outros aspectos, os custos e a viabilidade da obra. De acordo com o prefeito José Fortunati, a expectativa é de que até o final do mês de julho sejam iniciadas as obras da primeira etapa. "Com o recebimento deste esboço que foi apresentado de forma embrionária, os técnicos já podem fazer as devidas avaliações e os licenciamentos adequados para que possamos abrir o processo licitatório ainda no primeiro semestre", declarou. O prefeito ressaltou, ainda, que já estão garantidos os recursos necessários para a primeira etapa - porém, sem valor estimado ainda. Para o restante da obra, a prefeitura pretende buscar novos recursos para que a entrega completa do local seja realizada até o final de 2013.

O idealizador do projeto, Jaime Lerner, explicou que na reunião foi apresentada a concepção global de toda a orla e o detalhamento da primeira fase para execução rápida, permitindo que a prefeitura possa corrigir e modificar os elementos descritos. "A ideia da prefeitura é transformar o espaço em um parque que possa atender a população, absorvendo os costumes da cidade e sua manutenção acessível a todos", explicou.

A revitalização da orla será feita até a foz do arroio Cavalhada, na avenida Diário de Notícias, abrangendo 5,9 quilômetros. A proposta inclui o desenho do passeio de pedestres, do terminal turístico para barcos de passeio, do calçadão, da ciclovia, de banheiros, das quadras esportivas, da instalação de bancos e dos quiosques e da iluminação diferenciada. A previsão é finalizar o primeiro trecho no final de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.