sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Granito, mármore e eco mármore



ECO MÁRMORE: rocha industrializada feita com 95% de mármore
Crédito: PEDRARIA / DIVULGAÇÃO / CP
Se as pedras sintéticas feitas de quartzo, cristal e resina são as atuais vedetes dos arquitetos de interiores, outro produto também está conquistando os clientes: o eco mármore, rocha industrializada feita com 95% de mármore. De acordo com Cenilda Maurer de Campos, da Pedraria Mármores e Granitos, é um material semelhante ao mármore, com as mesmas qualidades e indicado para ambientes internos, exceto cozinhas. Também é fornecido pela indústria capixaba Polimento Italiano, que trabalha com os granitos da Zucchi, indústria de São Paulo.

E como decidir, então, entre os granitos e mármores e sua utilização adequada? E agora o novo eco mármore, para que locais é indicado? Como explica Cenilda, em cozinhas, não se deve usar o mármore, porque sua porosidade o faz absorver substâncias com facilidade. Então, o indicado, principalmente para bancadas, é o granito (ou os revestimentos sintéticos). Segundo Cenilda, deve-se dar preferência aos granitos vermelhos e pretos, que são mais resistentes que os cinzas.

Nos banheiros, os mármores são indicados para bancadas e paredes, sem restrições. No piso, deve ser evitado o tipo travertino, muito poroso. Mas atenção: não deve ser utilizado no piso do boxe.

E para bordas de piscinas e paredes externas da casa? Não se deve usar o mármore, pois a pedra se desgasta com as manifestações climáticas, como a chuva, e outros fatores, como poluição. Quando o granito for colocado nestes locais, recomenda-se que o acabamento seja antiderrapante.

O mármore é mais indicado que o granito para o revestimento de paredes internas, porque é mais leve. Ambos são indicados para o piso interno, no entanto, é preciso o cuidado de impermeabilizar o contrapiso, no caso de aplicação em andar térreo. Além do mais, é recomendável utilizar cimento branco nos materiais mais sensíveis, como granitos claros e mármores, para não correr o risco de alterar a sua cor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.