quinta-feira, 10 de maio de 2012

Café com grife na Rua da Praia



MODERNIDADE: linhas retas, cores e decoração conjugada com memória da Livraria do Globo
Crédito: TARSILA PEREIRA
Mais opções bacanas para encontrar os amigos e tomar um café no Centro Histórico de Porto Alegre. Essa era uma reclamação de várias pessoas que circulam nas ruas centrais da cidade a trabalho ou a passeio. Pois a carência foi suprida com a inauguração da sexta filial do Café do Porto no 3 andar do prédio da antiga Livraria do Globo, na Rua dos Andradas, onde no final de março foi inaugurada uma nova unidade da Lojas Renner.

Além de ser um local com decoração descolada e bastante aconchegante, o público tem ainda a oportunidade de "viajar no tempo", fazer uma jornada literária no Memorial da Livraria do Globo, com fotos que documentam a história da própria editora e gráfica, um painel que resgata a trajetória do escritor gaúcho Erico Verissimo e as lendárias capas da Revista do Globo, entre outras recordações dos tempos gloriosos do Centro Histórico de Porto Alegre e sua vida intelectual.

O tradicional Café do Porto, que nasceu em 1995 na rua Padre Chagas, trouxe para a Rua da Praia tudo o que o tornou famoso e reconhecido no bairro Moinhos de Vento: o conceito de café gourmet e acompanhamentos sofisticados, aliados ao eficiente atendimento.

A proprietária do café, arquiteta e empresária Ana Cláudia Bestetti, conta que desde 2008 desenvolve, em parceira com o escritório Design Alternativo, de Porto Alegre, um projeto de mudança do layout das suas cafeterias. "Gradualmente estamos modernizando a decoração. Muitas coisas inclusive já foram implantadas nesta unidade, como as linhas mais retas e a troca do azul pelo vermelho, até mesmo para fazer um link com a cor da Renner e contrastar com as cores escuras, o marrom da longa bancada e o preto das paredes". O vermelho também se faz presente no estofamento de algumas cadeiras e nos detalhes do tecido do sofá do lounge. Sim, há um charmoso lounge para o encontro de colegas de trabalho ou, quem sabe, momentos de romance.

Ana Cláudia comenta que uma das marcas registrada da empresa, que a acompanha desde a sua criação, continua igual, como as primeiras: as mesas - quadradas e redondas - de cimento revestidas com metal e detalhes em mosaico, com cacos de cerâmica coloridos. "Naquela época essa técnica não era tão comum. Criamos esses móveis porque tinham baixo custo e ofereciam alta durabilidade. Foi uma escolha econômica e ao mesmo tempo criativa. Algo inovador, combinar concreto com ferro. Geralmente as mesas de cafés eram de madeira. Fizemos recentemente uma pesquisa e descobrimos que os tampos dessas mesas são uma das características que identificam o Café do Porto", comenta orgulhosa a arquiteta, observando que o fornecedor ainda é o mesmo pedreiro.

A maioria das cadeiras e as poltronas são escuras, com estofamento em tecido sintético, em uma cor cinza metalizada, que ganham um brilho discreto à noite.

Sem dúvida, agora há um lugar ideal para um happy hour junto à Esquina Democrática, bem no coração do Centro Histórico. Fica aberto das 8h30min às 20h, inclusive aos sábados, quando fecha mais cedo. No final da tarde, o brinde pode ser feito com café e champanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.