quarta-feira, 30 de maio de 2012

Vereadores de Porto Alegre aprovam lei dos Túneis Verdes

Ruas e avenidas que têm copas das árvores unidas serão declaradas áreas de uso especial


Rua Gonçalo de Carvalho é um exemplo dos chamados túneis verdes<br /><b>Crédito: </b> Ricardo Stricher / PMPA / CP
Rua Gonçalo de Carvalho é um exemplo dos chamados túneis verdes
Crédito: Ricardo Stricher / PMPA / CP
 
 
A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou por 26 votos a um, em sessão na tarde desta quarta-feira, o projeto de lei de autoria do vereador Beto Moesch (PP) sobre os túneis verdes da Capital. De acordo com a proposta, ruas e avenidas da cidade cujas copas das árvores se unem formando túneis vegetais serão declaradas áreas de preservação permanente e de uso especial. A medida no entanto, autoriza, de forma excepcional, eventuais remoções, com a condição de que ocorra o plantio compensatório na região. A manutenção ficará por conta de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam).

Protocolado em 2008, o projeto de lei já foi discutido diversas vezes em audiências públicas na Câmara Municipal. Conforme o vereador Beto Moesch, pelo menos 15 túneis já foram retirados do projeto por meio de emendas. Com a aprovação da lei, outras vias poderão ser declaradas como túneis verdes através de novos decretos. “A importância é reconhecer a arborização da cidade como patrimônio e justamente enaltecer aquelas que conseguiram transformar ruas em verdadeiros túneis verdes. Elas passam a ser conhecidas por lei como patrimônio turístico, paisagístico, cultural, histórico e ecológico", comemorou o progressista.

O único contrário ao projeto é o vereador João Carlos Nedel (PP). Ele discorda de algumas avenidas que estão incluídas na lei. A via mais conhecida que possui os chamados túneis verdes é a Rua Gonçalo de Carvalho, no bairro Floresta, já declarada área de uso especial e que já foi chamada de "a mais bonita do mundo" nas redes sociais na internet. O texto, agora, vai para sanção do prefeito José Fortunati.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.