sexta-feira, 4 de maio de 2012

Juro definirá rendimento

 

 Guido Mantega revelou que país tem hoje 100 milhões de cadernetas<br /><b>Crédito: </b>  AFP / CP
Guido Mantega revelou que país tem hoje 100 milhões de cadernetas
Crédito: AFP / CP
 
 
Brasília - O governo anunciou ontem a alteração nas regras da caderneta de poupança. Com a mudança, o atual piso de remuneração da mais tradicional modalidade de investimentos do país, de 6% ao ano, que vigora desde 1861, poderá cair nos próximos meses. A alteração será proposta por meio de Medida Provisória (MP).

Isso porque o governo anunciou que a remuneração da caderneta de poupança passará a ser atrelada aos juros básicos da economia brasileira. A decisão foi de que a poupança passe a render 70% da taxa Selic, que é fixada a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, mais a variação da Taxa Referencial (TR). A regra vale a partir de hoje, mas será aplicada somente quando os juros básicos recuarem para 8,5% ao ano, ou abaixo disso. A aplicação continuará isenta do Imposto de Renda (IR). Atualmente, a taxa de juros básica da economia brasileira está em 9% ao ano. A expectativa dos economistas, tendo por base a sinalização do próprio Banco Central, é de que a taxa recue nos próximos meses. Quando os juros atingirem, por exemplo, 8% ao ano, a poupança renderá 5,6% mais TR. O objetivo do governo com a medida é permitir que a taxa de juros recue para um patamar mais baixo (compatível com a de países desenvolvidos) até o fim do mandato da presidente Dilma, em 2014.

Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, há, atualmente, cerca de 100 milhões de cadernetas de poupança no Brasil, com aplicações acima de R$ 430 bilhões. "As cadernetas de poupança continuarão com a mesma versatilidade e simplicidade que possuem hoje. São instrumento de fácil aplicação, em que qualquer investidor pode depositar uma pequena soma em qualquer lugar do país. Não tem limite. A liquidez é diária. Se o aplicador precisar retirar uma parte do dinheiro, isso poderá ocorrer a qualquer momento", disse ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.