quinta-feira, 17 de maio de 2012

Eólis tem alta qualidade ambiental



Sistemas: gerador eólico, telhado verde e coleta de água de chuva<br /><b>Crédito: </b> Inovatech engenharia / divulgação / cp
Sistemas: gerador eólico, telhado verde e coleta de água de chuva
Crédito: Inovatech engenharia / divulgação / cp
A Inovatech Engenharia, especializada em sustentabilidade aplicada à construção civil, acaba de concluir a estruturação e a implantação do sistema de gestão da certificação Aqua (Alta Qualidade Ambiental) em um edifício corporativo da Capital gaúcha, o Eólis. O empreendimento foi entregue em 2005 e o projeto já incluía princípios de sustentabilidade. De acordo com o diretor da Inovatech, Luiz Henrique Ferreira, além do gerador eólico, no topo do prédio, responsável pela cogeração da energia elétrica utilizada nas áreas comuns, existe um telhado verde e um sistema de coleta e aproveitamento da água da chuva. "Faltava, no entanto, mensurar o desempenho dessas soluções, para poder medir a sustentabilidade na operação do prédio", explica o engenheiro.

Depois de seis meses de planejamento e estruturação de processos visando à sustentabilidade, o Eólis conquistou a certificação na fase programa da operação e poderá, após um período de 12 meses, obter o certificado de operação e uso do processo Aqua. O próximo passo será colocar em prática o sistema de gestão, que engloba uma série de rotinas e práticas para melhorar o desempenho ambiental do condomínio. As rotinas de manutenção serão ajustadas de modo a garantir, por exemplo, o funcionamento constante do sistema de aproveitamento da água pluvial e monitoramento do desempenho. O item gestão da água, classificado como ''bom'' na certificação, tem potencial para atingir os níveis superior ou excelente.

Foram criados ainda procedimentos relacionados às compras de materiais realizadas pelo condomínio, como produtos de limpeza concentrados que permitem reduzir a geração de resíduos em embalagens plásticas. Também os usuários do prédio serão responsáveis pela multiplicação do conhecimento sobre os procedimentos adequados. "A redução do impacto ambiental depende das pessoas, do uso do edifício, ao longo de anos", destaca Ferreira.

O que é a certificação Aqua?

- O processo Aqua se baseia em 14 critérios de sustentabilidade, divididos em quatro fases: ecoconstrução, ecogestão, conforto e saúde. Esses critérios abrangem fases de desenvolvimento denominadas como Programa, Concepção, Realização e Operação. A análise é voltada para que o empreendimento cause baixo impacto ao meio ambiente, consuma menos recursos naturais e gere menos resíduos. O processo Aqua foi desenvolvido e adaptado à realidade brasileira pela Fundação Vanzolini e vem ganhando a adesão de construtoras e incorporadoras no país. Criada em 2008, a norma é baseada no HQE francês, certificação reconhecida internacionalmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.