terça-feira, 22 de maio de 2012

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta hoje na Ufrgs



Espetáculo contará com pianista gaúcho Max Uriarte

Pianista Max Uriarte se apresenta hoje com a Ospa <br /><b>Crédito: </b> Thomas Rodrigues / Divulgação / CP
Pianista Max Uriarte se apresenta hoje com a Ospa
Crédito: Thomas Rodrigues / Divulgação / CP
Destaque na música clássica nacional e no exterior, o pianista gaúcho Max Uriarte se apresenta nesta terça-feira com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). O espetáculo será no Salão de Atos da Ufrgs (avenida Paulo Gama, 110), às 20h30min. A abertura do espetáculo será com "A Flauta Mágica", de Mozart, e contará com performance da "Sinfonia n 5", de Franz Schubert. A regência é do maestro Garcia Vigil.

Graduado em Piano pelo Instituto de Artes da Ufrgs, Uriarte residiu em Viena, capital da Áustria, entre 1986 e 1999, onde aperfeiçoou-se e concluiu uma de suas pós-graduações. A outra foi realizada no conservatório de Zurique, na Suíça. Entre seus mestres figuram Caio Pagano, Emma Jiménez, Carmen Graf-Adnet e Jurg Von Vintschger. Também realizou especialização com Hans Graf, em Salzburgo, e Joaquín Achúcarro, na Espanha. Premiado em vários concursos para jovens solistas, ele atuou como recitalista em diversos países da Europa e em importantes orquestras de câmara brasileiras.

O público poderá conferir como destaque da noite a execução da obra "Concerto para Piano e Orquestra em Si Bemol Maior", de Antonio Salieri (1750-1825), inédita em Porto Alegre.

Composta em 1773, a obra foi executada pela primeira vez na América Latina por Uriarte ao lado da Orquestra Sinfônica da UCS (Universidade de Caxias do Sul) em 2007. Salieri ficou conhecido do grande público por meio do filme "Amadeus", de Milos Forman.

Apesar de ser retratado no filme como um compositor mediano e que tinha inveja do "rival", Salieri era famoso e reconhecido em todo o Velho Continente. Entre seus alunos, nomes como Beethoven, Schubert, Liszt, Hummel, Moscheles, Meyerbeer, entre outras figuras de renome. Seu relacionamento com Mozart era bastante cordial.

Os ingressos podem ser comprados até o início do espetáculo, na bilheteria do Salão de Atos, por R$ 20,00. Estudantes e idosos têm desconto de 50%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.