terça-feira, 29 de maio de 2012

Ciclistas reclamam da nova ciclovia



Prefeitura diz que, com o tempo, as ciclovias vão conquistar os usuários<br /><b>Crédito: </b> tarsila pereira
Prefeitura diz que, com o tempo, as ciclovias vão conquistar os usuários
Crédito: tarsila pereira
Inauguradas há menos de um mês, a ciclovia da avenida Ipiranga e a ciclo-faixa da avenida Icaraí, de Porto Alegre, têm recebido poucos usuários. Em visita aos locais ontem, a reportagem do Correio do Povo identificou a preferência de muitos ciclistas em atravessar na via pública ao invés de acessar os espaços disponibilizados para eles.

Distribuídas em pontos estratégicos, os trechos pouco utilizados têm favorecido o uso de pedestres e a colocação de lixo nos locais. Na Ipiranga, por exemplo, de cada cinco ciclistas que circulavam pelo local, apenas um utilizava o acesso.

Foi o caso da artista plástica Laura Cattani. Mesmo considerando a ciclovia inadequada por apresentar uma orientação incompatível com o trânsito, ela avalia o uso do local como necessário "devido à falta de educação de alguns motoristas". Para Laura, antes de implantar o sistema na cidade, a prefeitura deveria ter feito uma melhor análise de uso das vias.

Já a empresária Janice Dalforno afirma que o principal problema é a falta de continuação. "Só esse pedaço não adianta, tem que continuar, assim ninguém vai respeitar", reclamou. Em relação às ciclo-faixas, instaladas junto ao meio-fio, a ciclista considera a da avenida Icaraí a pior de todas. "Não adianta apenas pintar de vermelho, tem que haver segurança no local."

Conforme o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, a resistência dos ciclistas já era esperada. Para ele, depois da instalação do restante do trecho, entre a Edvaldo Pereira Paiva e a Érico Veríssimo, haverá uma maior utilização da ciclovia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.