quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Canoas, imóveis em expansão

OBRA: no bairro Fátima, terreno está sendo preparado para construção de novo empreendimento<br /><b>Crédito: </b> Vinícius Roratto
OBRA: no bairro Fátima, terreno está sendo preparado para construção de novo empreendimento
Crédito: Vinícius Roratto


A construção civil em Canoas, na região Metropolitana, não para de crescer. A cidade se tornou praticamente um canteiro de obras nos últimos anos, tamanho é o número de empreendimentos instalados em diferentes regiões do município. São diversos estabelecimentos comerciais, mas o setor habitacional é o que se destaca atualmente.

O bairro Mato Grande foi o que mais apresentou aumento de residências. Em 2000, eram 1.533 unidades no local; já em 2010, o número passou para 3.647, representando acréscimo de 138%. "O setor está em expansão. Tanto a criação de residências mais nobres, quanto a de populares está em crescimento", observou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Joceane Gasparetto. "Nos dois casos, a exemplo de todo o Brasil, as empresas têm preferido investir em condomínios fechados", afirma.

A maioria dos empreendimentos com as faixas de preço mais baixas é financiada por programas do governo federal. "Em 2009 e 2010, eram 3.315 unidades do Minha Casa, Minha Vida. Somente em 2011, o número foi de 2.047 para pessoas que ganham de zero a três salários mínimos", aponta.

De acordo com Joceane, nos últimos três anos, a Prefeitura de Canoas entregou 1.074 unidades de interesse social e ainda há 1.897 em construção. Além disso, estão em fase de regularização 2.891 lotes.

A secretária avalia que o município está em um local estratégico, já que fica ao lado da Capital. Além disso, ela lembra que tem se investido muito em mobilidade urbana na região e essas facilidades atraem investidores e compradores de imóveis. "Com a Rodovia do Parque, estamos completando alguns vazios urbanos e criando novos bairros", explica. Joceane acredita que a cidade tem potencial para continuar a crescer. "Temos vários espaços urbanos e lugares capazes de receber empreendimentos", frisa.

Apesar de não ter números exatos da quantidade de pessoas que migrou para Canoas nos últimos anos, Joceane tem observado novas tendências no município. "O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda não divulgou os números, mas percebemos um aumento de moradores", cita. Ela atribui isso a políticas de incentivo que a prefeitura disponibiliza para novos empreendimentos, o que gera empregos.

A informação é confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre (Sintracon), que também abrange a área de Canoas. O presidente da entidade, Valter Souza, avalia que o momento é de ápice do setor na cidade. "Canoas está a pleno vapor. O mercado imobiliário está muito bom e vem de um impacto crescente desde 2010", analisa. "Essas construções atendem à classe de renda mais baixa e também à média e alta", considera. "Temos aproximadamente mil trabalhadores associados ao sindicato na cidade. É um dos melhores polos para esse tipo de emprego", completa Souza.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.