terça-feira, 31 de janeiro de 2012

IGP-M é de 0,25% no mês



Alta de janeiro contrasta com recuo de 0,12% em dezembro, mas acumulado cai de 5,1% para 4,53%

 Utilizado para reajustar os aluguéis, indicador reúne dados também sobre a construção civil, entre outros itens<br /><b>Crédito: </b>  justin sullivan / afp / cp
Utilizado para reajustar os aluguéis, indicador reúne dados também sobre a construção civil, entre outros itens
Crédito: justin sullivan / afp / cp
São Paulo - A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado para reajustar os contratos de aluguel, registrou alta de 0,25% em janeiro, de acordo com dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entretanto, mesmo com a aceleração, o acumulado em 12 meses caiu para 4,53% em janeiro frente aos 5,1% apurados anteriormente. Em dezembro, o indicador havia registrado queda de 0,12%.

O aumento do indicador em janeiro foi puxado pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no IGP-M, e apresentou aceleração de 0,97% em janeiro. Três das sete classes de despesa componentes do índice registraram alta com destaque para Educação, Leitura e Recreação (de 0,44% em dezembro para 3,33% em janeiro). A principal contribuição para a aceleração partiu do item Cursos Formais, que apresentou expansão de zero em dezembro para 5,5% em janeiro. Em dezembro, a variação do IPC tinha sido 0,71%.

Já o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que tem peso de 60% no IGP-M, apresentou queda de 0,07% em janeiro. No mês anterior, houve deflação de 0,48%. O índice relativo aos Bens Finais variou 0,11%. Contribuiu para a desaceleração o subgrupo Alimentos Processados, cuja taxa de variação passou da alta de 0,66% em dezembro para a queda de 1,59% em janeiro.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), com peso de 10% no IGP-M, registrou em janeiro aumento de 0,67%, acima do resultado de dezembro, de 0,35%. Os três grupos componentes do índice mostraram acréscimo em suas taxas de variação: Materiais e Equipamentos, de 0,18% em dezembro para 0,27% em janeiro, Serviços, de 0,39% para 0,68%, e Mão de Obra, de 0,47% para 0,98%. 

Embora utilizado para reajustar aluguéis, o índice que abrange custo da construção, preços ao consumidor e preços ao produtor amplo mede, com esses indicadores, variações de preços de bens de consumo como alimentos e bens de produção como material de construção. Outros itens calculados são condomínio, vestuário, educação, recreação, transporte e serviços como os de uma empregada doméstica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.