terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Revitalização da orla é pauta em Curitiba



1.500 metros da primeira etapa do projeto serão modernizados neste ano

Até o final deste ano, devem ser revitalizados 1.500 metros iniciais - primeira etapa - da orla do Guaíba, no trecho compreendido entre a Usina do Gasômetro e a primeira curva da avenida Beira-Rio. Essa é a intenção do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que foi manifestada ontem ao prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, durante reunião em Curitiba (PR) para tratar da pauta da revitalização da orla.

Conforme a proposta apresentada por Lerner, a revitalização inclui desenho do passeio de pedestres, terminal turístico para barcos de passeio, calçadão, ciclovia, banheiros, quadras esportivas, restaurantes, instalação de bancos e quiosques, entre outras inovações que estão sendo criadas pelos projetistas.

Ao todo, a obra para a revitalização da orla do Guaíba envolverá 5,9 quilômetros. O trecho completo vai da Usina do Gasômetro até o arroio Cavalhada, próximo do Iate Clube Guaíba. No encontro com Lerner, Fortunati destacou o projeto como "surpreendente". Segundo ele, "irá permitir que a população de Porto Alegre seja recebida pela orla com muita qualidade. Os porto-alegrenses irão ter um local extremamente atrativo".

Na avaliação do arquiteto, a revitalização da orla, integrada ao projeto do Cais Mauá, dará nova concepção ao lago e à relação dos moradores com o espaço. A proposta, por isso - acrescentou ele -, é que os passeios em nada interrompam a vista para o lago, "porque a melhor vista de Porto Alegre é olhando o pôr do sol no Guaíba".

Ao final do encontro, o prefeito de Porto Alegre disse estar satisfeito com o andamento dos trabalhos. Participaram também da reunião o coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais (GAE), Edemar Tutikian, e representantes do Grupo de Trabalho da Orla, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e do Programa Viva o Centro. Além desse projeto, o urbanista trabalha junto com o escritório espanhol b720 Fermín Vázquez Arquitectos - que desenvolve o projeto arquitetônico do Cais. A Jaime Lerner Arquitetos Associados realiza o plano urbanístico. A área dessa intervenção tem 2,5 quilômetros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.