segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Consumo seguirá forte

Estudo do Ipea aponta emprego e crédito como motivos<br /><b>Crédito: </b> paulo nunes / cp memória
Estudo do Ipea aponta emprego e crédito como motivos
Crédito: paulo nunes / cp memória
 
 
O relatório divulgado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) sobre a retração do PIB brasileiro no ano de 2011 na comparação com o ano anterior mostrou que, apesar das incertezas, o consumo interno seguirá aquecido. Segundo o instituto, apesar do aumento nas taxas de inflação ao longo do ano passado e do encarecimento do crédito voltado à pessoa física terem contribuído para que a taxa de crescimento médio trimestral do consumo das famílias caísse de 1,8% em 2010 para 0,8% nos dois primeiros trimestres de 2011, a demanda interna segue demonstrando vigor. Os baixos níveis de desocupação continuam contribuindo para a manutenção do rendimento médio real em patamares elevados.

O Ipea alerta, no entanto, para o risco da desaceleração de a produção industrial afetar o mercado de trabalho, diminuindo a renda dos trabalhadores. Uma das medidas para mudar este cenário, conforme o documento, seria a elevação do investimento público em infraestrutura, diminuindo a dependência atual da iniciativa privada e ajudando a diminuir o chamado "custo Brasil".

"Ainda existe espaço para mais pessoas entrarem no mercado consumidor brasileiro. O pleno emprego e o crédito devem ter bons resultados este ano. Entre os sinais está a grande procura por bens como móveis, eletrônicos e material de construção civil", explicou o economista Jefferson Colombo, da Fundação de Economia e Estatística (FEE).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.