quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Subterrâneos: uma solução mundial



cinelândia: instalada no Centro do Rio de Janeiro, garagem subterrânea com mais de mil vagas, funciona 24 horas e manteve intacta e preservada a praça Mahatma Gandhi<br /><b>Crédito: </b> Vicente Maués / Especial / CP
cinelândia: instalada no Centro do Rio de Janeiro, garagem subterrânea com mais de mil vagas, funciona 24 horas e manteve intacta e preservada a praça Mahatma Gandhi
Crédito: Vicente Maués / Especial / CP
As garagens subterrâneas estão entre as iniciativas mundiais de mobilidade urbana. A construção de unidades sob regime de concessão pública tem se mostrado eficiente para sanar os problemas decorrentes da deficiência de vagas. Em Madri são 254 garagens subterrâneas construídas em regime de concessão pública, num total de 100 mil vagas.

Os empreendimentos são, geralmente, construídos com investimentos da iniciativa privada e por meio da venda antecipada de vagas para residentes, com prazo predeterminado para exploração. Há garagens destinadas exclusivamente para residentes e outras de uso misto que atendem também a usuários rotativos.

Ainda incipientes no Brasil, existem garagens subterrâneas em São Paulo e no Rio de Janeiro, sob regime de concessão pública. Três desses empreendimentos têm o envolvimento da Estapar, uma das empresas que manifestou interesse em empreendimento desta natureza em Porto Alegre.

O programa de construção de garagens subterrâneas no município de São Paulo é um projeto antigo, discutido desde 1972. A primeira tentativa de construção, que não prosperou, data de janeiro de 1974. Mas o primeiro processo licitatório foi realizado apenas em dezembro de 1994.

Hoje, das 16 garagens pretendidas pela administração municipal, oito foram licitadas e quatro despertaram o interesse da iniciativa privada, sendo que duas foram construídas: a Garagem Clínicas inaugurada em fevereiro de 1999, e a Trianon, em maio do mesmo ano. A primeira tem 700 vagas, numa área de 315 metros de comprimento e 17 metros de largura. A Trianon, com 12.250 m de área construída, oferece 510 vagas, em três pavimentos subterrâneos.

No Rio, o primeiro estacionamento nesses moldes foi construído sob a praça Mahatma Gandhi, na Cinelândia. A garagem atende a cerca de 950 mensalistas e mil veículos rotativos todos os dias, que utilizam as 1.036 vagas, distribuídas em dois subsolos.



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