segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Capital gaúcha vira exemplo ao Rio+20

Depois de intensos debates, encerrou-se ontem o Fórum Social Temático


Thomas Stelzer, da ONU (D), e o prefeito José Fortunati passeiam na Usina do Gasômetro<br /><b>Crédito: </b> IVO GONÇALVES / PMPA / CP
Thomas Stelzer, da ONU (D), e o prefeito José Fortunati passeiam na Usina do Gasômetro
Crédito: IVO GONÇALVES / PMPA / CP
 
 
Porto Alegre dá um ótimo exemplo de como deve ser o Rio+20, que ocorrerá junho, no Rio de Janeiro, segundo Thomas Stelzer, secretário-geral assistente do departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (ONU) para a Coordenação de Políticas e Assuntos Inter-Agenciais. Ele participou, no último sábado, das atividades finais do Fórum Social Temático (FST).

Ao longo de uma semana, o FST promoveu intensos debates na capital gaúcha, em Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo. A crise econômica mundial, o desenvolvimento sustentável, o Rio+20 foram alguns dos temas discutidos. As atividades foram encerradas ontem. Para o representante da ONU, Porto Alegre tem posição de destaque no cenário mundial há mais de uma década, ao sediar o 1 Fórum Social Mundial. "Desde aquela época, Porto Alegre e Davos, com o Fórum Econômico Mundial, passaram a dividir o espaço nos debates sobre as projeções econômicas", afirmou. Ele lembrou que a Rio+20 será oportunidade única para se discutir ações para o futuro do mundo. "A sustentabilidade é um desafio das futuras gerações", afirmou, mostrando preocupação com o fato de que, "se não houver um crescimento equilibrado com os recursos naturais, as dificuldades serão cada vez maiores".

Ao final das atividades, o prefeito José Fortunati ressaltou que a cidade dá outra vez o exemplo de como é uma sociedade participativa e democrática. "Estamos mostrando que é possível que uma decisão seja tomada com a participação da maioria", afirmou. O número crescente de participantes no Fórum, disse ele, é uma maneira de as pessoas dizerem que querem participar mais. O prefeito lembrou ainda que a realização do evento na Capital trouxe outros benefícios, como a ocupação da rede hoteleira, serviços de turismo e de lazer, em época de baixa procura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.