sábado, 14 de janeiro de 2012

Crise externa pressiona PIB

IBGE deve anunciar número bem inferior ao de 2010

Desdobramentos abalam economia<br /><b>Crédito: </b> DAVID JONES / AFP / CP
Desdobramentos abalam economia
Crédito: DAVID JONES / AFP / CP


Rio - O agravamento da crise na Europa pode conduzir a economia brasileira a um "círculo vicioso", onde o desaquecimento mais intenso da atividade econômica se propagará com força para o mercado de trabalho, levando à menor expansão da renda e à piora na atividade industrial, já estagnada. O alerta partiu do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em seu estudo "Considerações sobre a desaceleração do PIB em 2011", divulgado ontem.

Sem mencionar projeções numéricas para a economia do ano passado, o Ipea observou que o Produto Interno Bruto (PIB) de 2011, a ser anunciado pelo IBGE em março, deve mostrar aumento "bastante inferior" ao de 2010 (+7,5%), pressionado por taxa de câmbio apreciada, aperto monetário, política fiscal mais conservadora, estoques elevados e crise econômica na Europa.

Para o instituto, vinculado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, a melhora nas perspectivas para os próximos trimestres estariam condicionadas ao sucesso de medidas do governo brasileiro nos campos monetário e fiscal, a fim de reaquecer a economia e, principalmente, aos desdobramentos da crise externa. Segundo o Ipea, caso a atual crise europeia se transforme em nova crise financeira global, acompanhada por congelamento dos canais de financiamento e forte retração da demanda mundial, os efeitos seriam fortemente sentidos no Brasil.

Neste cenário, haveria queda no fluxo líquido de entrada de capitais estrangeiros no país, devido ao aumento dos níveis globais de aversão ao risco; redução de linhas de crédito internacionais, o que dificultaria captações de empresas brasileiras no exterior, e recuo nos preços dos papéis das empresas brasileiras nos mercados de ações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.