terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ciclovia da Ipiranga terá ''almofada''


Arquiteto Rodrigo Troyano mostrou ontem o projeto vencedor<br /><b>Crédito: </b> VINÍCIUS RORATTO
Arquiteto Rodrigo Troyano mostrou ontem o projeto vencedor
Crédito: VINÍCIUS RORATTO
A ciclovia que está sendo construída na avenida Ipiranga, em Porto Alegre, terá um guard-rail composto de material reciclado e uma espécie de "almofada" para proteger os usuários. Esse foi o projeto vencedor da seleção feita pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil no RS (IAB-RS) e a prefeitura. De autoria do arquiteto Rodrigo Troyano, que o elaborou com o apoio de mais três profissionais, o projeto foi escolhido por unanimidade entre os 37 apresentados. Agora, serão realizadas reuniões para viabilizar a sua utilização. A instalação deve começar em fevereiro. O valor estimado para a construção de cada metro de guard-rail custará R$ 150,00.


Troyano explicou que o projeto levou em consideração o local e a proteção do ciclista. "Pesquisamos informações em blogs e sites de ciclistas que tratavam sobre o assunto para definir o que seria o mais adequado", explicou. Neste sentido, o formato do chamado "guarda-corpo" reduzirá as chances de o ciclista cair. O projeto prevê ainda ampliar a vegetação no local onde a proteção será colocada, fazendo a estrutura ser incorporada de maneira mais natural e equilibrada com o meio ambiente.



Segundo o presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, o guard-rail será colocado apenas nos trechos onde a distância mínima entre a pista e os taludes do arroio Dilúvio ou da avenida Ipiranga sejam inferiores a 1,5 metro. Ele adiantou que o trecho entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Érico Verissimo precisará em toda a extensão da proteção no lado do arroio. A EPTC prevê que seja necessário construir de 12 a 12,5 quilômetros de proteção. O valor é estimado em R$ 1,9 milhão, a ser pago pela prefeitura. O projeto da ciclovia na Ipiranga deverá ser finalizado até o final deste ano.



Ao todo, a ciclovia terá 9,4 quilômetros, ligando a avenida Edvaldo Pereira Paiva até a Antônio de Carvalho. A iniciativa resulta de uma contrapartida com a empresa Zaffari e o Shopping Praia de Belas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.